segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Masdar City: A cidade do futuro, estará pronta em 2025

A Masdar City estará pronta em 2025.
A Masdar City estará pronta em 2025. Será uma cidade onde os habitantes podem ter um estilo de vida totalmente saudável.

A meia-hora de distância de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, está a ser construída a Masdar City, uma cidade em pleno deserto, sem carros, sem lixo e com zero emissões de carbono. Apesar do calor que se faz sentir nas zonas mais desprotegidas da cidade, em que as temperaturas podem ser superiores a 40 graus, já existem áreas onde é possível estar sentado confortavelmente. Stephen Severance, um dos cientistas do projecto Masdar, costuma relaxar do trabalho na esplanada de um pequeno restaurante japonês, rodeado de prédios com uma construção futurista.

"Só em 2025 a Masdar City poderá estar completa. Para já só vivem aqui estudantes do Masdar Institute (parceiro do Massachusetts Institude of Techonology (MIT)), diz o cientista ao Económico. O objectivo dos investigadores é combinar as mais avançadas inovações tecnológicas com antigas práticas de construção, de forma a conseguir obter um modelo sustentável.


Ali, tudo foi pensado ao pormenor para que os futuros habitantes (estima-se que na próxima década a cidade tenha capacidade para receber 40 mil pessoas) possam viver com todo o conforto e sem precisarem de ar condicionado. Os edifícios foram revestidos de materiais que não acumulam calor e, no centro, pode ver-se uma torre eólica para gerar electricidade. Existem ainda diversos túneis, entre os prédios, que espalham o ar fresco. As avenidas são estreitas e sem Sol.

As deslocações entre as diversas áreas da cidade são asseguradas por um pequeno veículo que se movimenta através de um campo magnético. Cabem quatro passageiros de cada vez. "Aqui, as pessoas não vão precisar de carro nem de pagar transportes públicos", explica Stephen. Será também permitida a deslocação pedonal e o uso de bicicletas.

Entre as áreas recreativas, zonas desportivas e espaços para habitação, a cidade estará equipada com as instalações necessárias para ser auto-suficiente. Haverá centros de reciclagem, centrais para tratamento de resíduos, centrais para tratamento de água e plantações de várias espécies para a produção de alimentos e biocombustíveis. Painéis solares estrategicamente colocados são responsáveis pela produção de grande parte da energia consumida.


Desenhada pelo arquitecto inglês Norman Foster, o projecto foi financiado pela Mubadala Development Company, o principal braço de investimento do governo de Abu Dhabi, com o objectivo de exportar a tecnologia para todo o mundo. O país pretende complementar uma parte das suas necessidades energéticas com fontes de energias renováveis.

"Eu acredito que as pessoas venham viver para Masdar. É um estilo de vida totalmente saudável e com segurança. Aqui, as crianças podem brincar à vontade na rua e os pais não precisam de se preocupar com nada", diz o cientista.

Fonte: Económico



2 comentários:

  1. This is a topic that is close to my heart... Take care!
    Exactly where are your contact details though?
    Feel free to visit my web page :: pisos embargados

    ResponderExcluir
  2. Hey! This post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Many thanks for sharing!
    My web page : topografía

    ResponderExcluir

Extensor peniano