A missão Cassini-Huygens obteve as melhores imagens até agora de um rio fora do planeta Terra, que mostra "uma versão extraterrestre em miniatura" do Nilo numa lua de Saturno, anunciou a Agência Espacial Europeia.
Trata-se de um rio que percorre mais de 400 quilómetros até chegar ao mar, referiu a Agência Espacial Europeia (ESA) em comunicado, destacando que nunca até agora se tinha conseguido uma definição de imagem tão alta de um acidente geográfico extraterrestre.
"A linearidade relativa do rio sugere que segue pelo menos o contorno de uma falha, similar a outros grandes rios que correm na margem sul do mesmo mar de Titã", explicou a cientista da unidade de radares do projeto Jani Redebaugh.
Titã é o único lugar fora do planeta Terra em que foi detetado líquido estável na superfície, apesar do composto não ser de água, mas sim de etano e metano.
A missão Cassini-Huygens, em que participam a ESA, a norte-americana NASA e a italiana ASI, consiste numa missão não tripulada que estuda Saturno e os seus satélites naturais.
Fonte: Jornal de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário