segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Navio russo com militares e armamento a caminho da Síria

Um navio da frota russa do Mar Negro segue hoje em direção ao porto sírio de Tartus com soldados e armamento pesado a bordo, indicou um porta-voz do Estado-Maior General da Rússia.

"Um corpo de fuzileiros navais e várias unidades de tecnologia militar subiram a bordo do Novocherkassk. Amanhã [segunda-feira] atravessará o estreito do Bósforo e Daedanelos para entrar no Mar Egeu a 1 de janeiro e encontrar-se com a frota de navios de guerra do Mar Negro", disse o militar russo, citado pela agência EFE.

O porta-voz explicou à agência de notícias russa Interfax que em poucos dias o navio entrará no porto sírio de Tartus, única base de apoio técnico e logístico com a qual conta a marinha russa nas águas do Mediterrâneo.

Segundo fontes militares e diplomáticas, Moscovo tem tudo pronto para iniciar uma operação de retirada dos cidadãos russos do país árabe.

O Novocherkassk volta ao país árabe depois de uma breve escala na base da frota do Mar Negro, já que deixou as águas sírias há poucos dias, depois de ter entrado em Tartus no passado dia 10 de dezembro.

O navio russo tem capacidade para transportar 225 militares e 10 tanques.

A Rússia é a principal aliada da Síria, tendo vetado juntamente com a China as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativas à condenação da repressão realizada pelo regime de Bashar al-Assad.

Fonte: Jornal Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano