segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Europa: BCE avisa para possível colapso financeiro global

O governador do banco central da Finlândia e membro do conselho de governadores do BCE, Erkki Liikanen alertou hoje que um eventual colapso do sistema financeiro ainda pode vir a ocorrer.

"A falência de um grande banco pode vir a arrastar todo o sistema financeiro global até ao colapso", disse Liikanen em entrevista hoje publicada no jornal alemão ‘Die Welt'.

Para este responsável, que está a trabalhar em conjunto com os peritos da União Europeia numa proposta para uma nova regulação bancária no espaço europeu, notou que a Europa "está melhor preparada do que há alguns anos [para evitar um colapso], mas não estamos nem de perto a salvo" de tal catástrofe. Admitindo que as instituições financeiras europeias estão agora "melhor capitalizadas" do que em 2008, Liikanen avisou que a Europa não tem "legislação para o saneamento e liquidação" dos grandes bancos, em caso de falência dos mesmos.

"O objectivo prioritário de agora deveria ser o de, em caso de uma grande bancarrota na banca, que não voltem a ser os contribuintes que tenham que pagar por tudo, mas sim os proprietários da instituição falida, os seus accionistas, que passem a ser os primeiros a serem responsabilizados. O que aconteceu nestes últimos anos, os resgates estatais aos bancos, deve vir a ser visto no futuro como uma excepção extrema", acrescentou o governador do Banco da Finlândia.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano