sábado, 12 de março de 2011

Protestos: Grupo anti-político 'cola-se' à Geração à Rasca


Manifesto contra os políticos circula associado ao protesto da Geração à Rasca, que se demarca da agenta agressiva do grupo. A confusão atinge comentadores televisivos como Miguel Sousa Tavares.

O Movimento Geração à Rasca está consciente do risco de infiltrações. O grupo Um milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de Toda a Classe Política tem uma agenda reivindicativa bem distinta e já se colou à manifestação.

Mais preocupante, nos últimos dias circulam na internet mails a apoiar a manifestação do grupo à rasca , mas com uma agenda agressiva de 30 pontos. Dizem-se «dispostos a fazer quase tudo para mudar o rumo [do] abuso» de uma classe política que, dizem, beneficia de «mordomias» e é «corrupta». A raiva expressa-se em reivindicações como «acabar com os motoristas particulares 20 h/dia (...) para servir suas excelências, filhos e famílias e até os filhos das amantes».

O próprio movimento original anti-políticos resolveu demarcar-se. José Couto Nogueira avisa que esta mensagem não os responsabiliza. Porém, confirma que, por solidariedade, o seu movimento incentivou à comparência na «manifestação do dia 12». A confusão e desconfiança no seio deste grupo levou uma aderente a anunciar o abandono. «As manipulações políticas/partidárias instalaram-se no grupo», justifica a advogada Raquel Silva.

Polícia está em alerta

Quanto aos organizadores do Movimento à Rasca, têm tentado desfazer a confusão sobre os seus objectivos, que atinge comentadores televisivos como Sousa Tavares.

«Quando se pede o fim das subvenções para os partidos e a substituição de toda a classe política, estamos a brincar. E substitui-los por quem? Pelos deolindos ?», criticava, equivocado, o analista da SIC no início da semana. Neste cenário de incerteza, a polícia garante que está atenta aos factores de risco.

Contactada pelo SOL, fonte oficial da PSP diz que aquela força «irá proporcionar todas as condições de segurança aos cidadãos que participem na manifestação».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano