quarta-feira, 30 de março de 2011

Mitos: Violência doméstica não é fenómeno de classes mais desfavorecidas

Em 2010, 43 mulheres foram mortas em Portugal vítimas de violência doméstica, de acordo com o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. A violência doméstica é um flagelo presente na sociedade portuguesa mas o tema levanta ainda muitos mitos e preconceitos.

A psicóloga Ana Sani, investigadora de vários tópicos sobre violência doméstica, enumerou ao SAPO os principais mitos que ainda persistem na mentalidade de muitas pessoas:

Violência doméstica só acontece nas classes sociais mais baixas: “É um mito. A violência é transversal a todas as classes sociais, não só por experiência mas também a literatura vem desmistificando esta ideia. Em classes mais altas as situações são mais camufladas e nós depois não temos noção de que a violência existe noutros níveis”.

Agressores têm algum tipo de patologia ou são consumidores de álcool e drogas: “Este é um mito que muitas das vezes precisa ser trabalhado até com as próprias vítimas que associam muito as práticas de violência ao facto do companheiro vir alcoolizado para casa. Quando apercebem-se que a violência também ocorre em circunstâncias em que ele não está alcoolizado começam também a desmontar esta ideia”.

Mulheres têm dificuldades em deixar a relação porque são masoquistas ou loucas: “Muitas vezes até não são dependentes financeiramente do ofensor mas não conseguem deixar a relação. Temos que perceber que o problema é muito mais complicado do que isso. Há um ciclo de violência em que existem momentos em que as coisas estão bem mas depois podem deteriorar-se. O agressor também pode tentar a reconciliação, promete que não vai voltar a exercer violência”.

Com a saída da relação a violência pára: “Não é uma certeza. Há casos em que a violência continua e de uma forma muito mais ameaçadora e com maior risco”.

Fala-se muito sobre violência doméstica: “A crença de que nós falamos tanto sobre violência doméstica que já um exagero é um mito a desconstruir porque nunca é demais falarmos destas questões de violência”.

A psicóloga e docente da Universidade Fernando Pessoa no Porto fez referência a outros mitos: “maridos e mulheres sempre se bateram, é natural e inevitável”, “normalmente a violência ocorre só uma vez” e “quando a agressão física pára tudo fica bem”.

“Há de facto um conjunto de mitos que ainda persistem e que não são de facto facilitadores de mudança nem da própria vítima nem da própria sociedade em geral”, nota a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano