domingo, 27 de março de 2011

Central Park de Nova Iorque vai celebrar Dia de Portugal a correr

O Central Park, “coração” de Nova Iorque, vai celebrar a 19 de junho o dia de Portugal, uma ideia de uma gestora adepta do “jogging” que desencadeou apoios privados, em Portugal e na comunidade luso-americana, e também públicos.

Ao contrário dos tradicionais dias de Portugal no estrangeiro (assinaladas na mesma data que em Portugal, a 10 de junho, este terá lugar a dia 19 de junho, por questões de calendário do parque, e não terá bebidas alcoólicas ou grelhadores – o pretexto será uma corrida de 5 milhas (8 quilómetros), que deverá contar com a participação de 7 mil pessoas, segundo a organizadora Domitília Santos.

“O fim da corrida é mostrar o que há de bom em Portugal”, diz a gestora financeira, que diz ser muito preciso dar uma “imagem diferente” do país em altura de crise política e financeira retratada diariamente nos jornais norte-americanos.

“O país vai continuar para a frente, temos uma belíssima língua e cultura, talento, cada vez mais pessoas novas que estão a perceber que o país tem de ser mudado em vários aspetos”, afirma Domitília Santos, há largos anos a trabalhar em Wall Street.

Além de financeira, Domitília é desde 1991 membro da organização New York Road Runners (NYRR), e participou em várias corridas temáticas, acalentando há vários anos a ideia de fazer uma sobre Portugal.

Depois de algumas abordagens iniciais que ficaram pelo caminho, juntou-se a João Francisco, jovem dinamizador do grupo Portuguese Circle, e, depois de assegurar os primeiros apoios, avançou para a assinatura de um contrato de dois anos.

Para suportar o custo de aluguer do parque, a organização conta, ao fim de um ano e meio de trabalho, com patrocínio do Turismo de Portugal, Banco BIG, EDP, Delta Cafés, Cisa Trading (Brasil) e Bom Petisco.

A agência de publicidade Ivity ofereceu o logótipo, mais de 7.500 latas de atum Bom Petisco serão entregues aos corredores, a Agência Abreu preparou um pacote especial (viagem de hotel) para os que venham de Portugal e serão ainda rifados prémios oferecidos pelos hotéis Altis, Vila Galé e Vila Eulália, além de bilhetes da TAP.

A comunidade de Nova Iorque vai oferecer doçaria, nomeadamente Dom Rodrigo e “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, mas ainda estão a ser procuradas mais iguarias portuguesas.

“Vamos ter numa área perto do final [da corrida] algumas barraquinhas em que vão dar a conhecer aos corredores, e a quem mais vier a Central Park, os produtos, as marcas, as comidas, e também fazer a promoção de Portugal como destino”, afirma o co-organizador João Francisco.

Já confirmada está a participação de dois músicos portugueses locais – Fátima Santos e André de Almeida – mas a organização ainda procura um cabeça de cartaz.

Da comunidade local há ainda, além da TAP, ofertas dos placards da corrida, além de t-shirts e bonés com a mensagem “Proud to be Portuguese” (“Orgulho em ser Português”), que serão usados por cerca de 200 crianças que estão a ser recrutadas em escolas da área de Nova Jérsia com apoio do Consulado de Newark.

Até ao momento, mais de 2.000 pessoas estão inscritas, e espera-se que algumas dezenas venham de Portugal, além dos portugueses e luso-americanos de Nova Iorque e Estados vizinhos.

O evento terá lugar no dia do pai norte-americano, esperando-se que no total cerca de 30 mil pessoas participem.

“Queremos que seja um orgulho para todo nós e demonstre o que é Portugal hoje”, afirma João Francisco.

@Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano