segunda-feira, 28 de março de 2011

Líbia: Kadhafi sofre pesadas derrotas

Apoiadas pelos aliados, as forças rebeldes líbias continuam a conquistar cidade após cidade, infligindo assim pesadas derrotas ao Exército de Muammar Kadhafi na sua caminha para oeste do país.

Depois da tomada de Ajdabiya, no sábado, os revoltosos encurralaram as tropas do regime em Brega, que caiu durante a madrugada. Ontem, aconteceu o mesmo à cidade petrolífera de Ras Lanuf. A meta, afirmam, é Tripoli.

Com Ras Lanuf sob controlo, os rebeldes concentravam ontem a sua ofensiva em Bin Yauad, a meio caminho entre aquele enclave petrolífero e a cidade de Sirte, terra natal de Kadhafi, e a partir da qual o líder líbio lançou a contra-ofensiva no passado dia 6. E é em Sirte que as forças do regime estão a tentar reagrupar-se, apesar de terem sofrido contínuos bombardeamentos aéreos aliados durante a madrugada de sábado.

Informações veiculadas ontem por agências internacionais, nomeadamente a Reuters, davam conta de que milícias do regime tinham começado de novo o assalto a Misrata, onde poderão ocorrer as próximas batalhas.

Muammar Kadhafi sabe que a queda de Misrata permitirá aos rebeldes avançarem facilmente para Tripoli. Ainda segundo revela a agência Reuters, a cidade estava ontem sob fogo cerrado de tanques e de morteiros, com franco-atiradores do regime já colocados em posições estratégicas.

GOVERNO SÍRIO LEVANTA ESTADO DE EMERGÊNCIA

Em mais uma tentativa para travar a revolta no país, as autoridades sírias anunciaram ontem que vão levantar o estado de emergência em vigor desde 1963 e anunciaram para "muito breve" um discurso do presidente Al-Assad. A assessora presidencial revelou que a decisão de revogar a lei do estado de emergência estava tomada, mas sublinhou que não sabia quando a medida entraria em vigor. Ontem, e apesar do gesto apaziguador do regime, mais reforços militares foram enviados para Latakia, no noroeste do país, epicentro da revolta, onde desde o início da semana passada já morreram dezenas de pessoas em violentos confrontos com as forças de segurança sírias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano