sábado, 2 de julho de 2011

Guerras "dos EUA" pós-11 de Setembro mataram 225 mil pessoas

As guerras nas quais os Estados Unidos se envolveram a partir dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 mataram pelo menos 225 mil pessoas e custaram 3,7 biliões (milhão de milhões) de dólares, conclui um estudo. 

Investigadores da universidade norte-americana de Brown debruçaram-se sobre as guerras no Iraque, Afeganistão e Paquistão, pormenoriza a AFP.

Segundo a equipa, a estimativa "extremamente prudente" das vítimas diretas destes conflitos situa-se nos 225 mil mortos e 365 mil feridos, entre civis, que são a esmagadora maioria, militares, jornalistas e trabalhadores humanitários.

As guerras em que os EUA se envolveram após os ataques terroristas contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, provocaram ainda mais de 7,8 milhões de refugiados, sobretudo no Iraque e Afeganistão. 

De acordo com a mesma investigação, o custo acumulado dos conflitos ronda pelo menos 3,7 biliões de dólares (2,5 biliões de euros), o que representa um quarto da dívida norte-americana. 

Nos custos estão incluídos os orçamentos consagrados às operações do Pentágono, as despesas suplementares do Departamento de Segurança Interna na luta antiterrorista e a proteção do território norte-americano. 

Estão também englobadas as previsões de despesas até 2051 com os antigos combatentes que ficaram inválidos e os orçamentos do Departamento de Estado e da Agência Norte-Americana de Ajuda ao Desenvolvimento. 

Fonte: Sic/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano