terça-feira, 29 de março de 2011

Estudo: Densidade óssea é afectada pela exposição a telemóveis

raio-x
Depois de muitos estudos sobre o efeito do uso de telemóveis no cérebro, foi publicada uma nova análise que estabelece uma relação entre a exposição às radiações emitidas pelos aparelhos e a redução da densidade e do conteúdo mineral dos ossos. O artigo dos investigadores da Universidade de Cuyo, na Argentina, diz que usar o telemóvel preso ao cinto das calças pode levar à perda de densidade mineral do osso da anca. 

A análise foi publicada na edição deste mês de um jornal especializado em cirurgia craniofacial, o Journal of Craniofacial Surgery e é assinado por Fernando Saraví que realizou testes de absorciometria por raios-X em 48 homens, metade dos quais usou o telemóvel pendurado no cinto, junto da anca direita, durante pelo menos um ano, enquanto os outros 24 não o fazia.

A densidade mineral do osso da anca (BMD) e do seu conteúdo (BMC) foram comparados, mostrando que o grupo de homens que usava o telefone junto da anca revelava menor densidade e conteúdo mineral no colo do fémur, com assimetrias assinaláveis entre os dois lados das ancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano