quinta-feira, 31 de março de 2011

Albufeira: Escola acusada de segregar crianças ciganas

O PS de Albufeira denunciou ontem o que considera ser uma "situação escandalosa de segregação e tratamento discriminatório de crianças de etnia cigana" no Agrupamento Vertical de Escolas Albufeira Poente.

Em comunicado, os socialistas dizem que, face a suspeitas de um foco de sarna na EB1 das Sesmarias, que integra o agrupamento, os responsáveis escolares decidiram que as crianças daquela etnia não poderiam ir à escola, como se o foco da doença tivesse de ter "necessariamente" origem nelas. E acusam, por outro lado, a Câmara de Albufeira de fazer o transporte para aquela EB "em dois grupos: num vão as crianças de etnia cigana, noutro as demais crianças".

O director do agrupamento rejeita as acusações e explica que entre os oito alunos afectados pela sarna "alguns são de etnia cigana e outros não". "Foram todos para casa e depois ao Centro de Saúde. Só um ou dois estavam doentes. Os médicos dizem que, nestes casos, devem ser medicados em casa mas podem frequentar a escola". Aurélio Nascimento frisa que no agrupamento há 200 alunos, de 25 nacionalidades, e isso é uma "mais-valia".

O vereador da Educação da autarquia, José Rolo, diz que "neste ano lectivo foi criado um novo circuito de transporte escolar, só para ir buscar cerca de 15 crianças de etnia cigana a um acampamento, que fica a pouco mais de um quilómetro da escola. Não é discriminação, é exactamente o contrário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano