sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Que é Kinect



Câmeras? Emissores de raios infravermelho? Natal? Kinect? Xbox 360? Nos dê três minutos. Nós podemos explicar tudo.

Kinect é uma câmera para Xbox 360...

Vamos direto ao ponto, de forma bem simples: o Kinect é um periférico do Xbox 360. Imagine-o como uma webcam sarada que se conecta via USB e que parece mais um periférico do PS3.

...anteriormente conhecido como Project Natal...

Sim, você ouviu bastante sobre o "Projeto Natal" no último ano - e nós cobrimos muito o Natal. Esse foi apenas o nome inicial. Agora, ele é chamado de Kinect... que é horrivelmente confuso para aqueles que jogaram o Nike Kinetic no Sony EyeToy, certo?

...que utiliza infravermelho para transformar o espaço em 3D...

O Kinect é mais esperto que sua webcam comum. Primeiro, graças ao seu truque secreto: iluminar o espaço com luz infravermelha invisível. A câmera vê você perfeitamente graças ao infravermelho. E, junto com alguns softwares avançados que rodarão no 360, ele pode rastrear 48 pontos de seu corpo em tempo real para até dois jogadores, simultaneamente.

...com algumas outras novidades...

O Kinect é equipado com um microfone, para você poder conversar com seu console. Ele também não apenas o vê em infravermelho; ele pode te filmar em imagem colorida e também reconhece seu rosto automaticamente para te logar ao Xbox. E sua movimentação? Completamente motorizada para seguir você! Oohhhh.

...equipado com uma interface própria...

Quando o Kinect estiver conectado, você usará um sistema de menu separado do que aquele que você conhece do 360. Ele é mais simples, trocando abas por ícones simples. Para carregar o Netflix, você só tem que movimentar a mão até o botão do Netflix, ou simplesmente dizer "Netflix." Você pode pausar a transmissão dizendo "pause" ou clicando no ar no botão virtual de pausar.

...e com um software chamado "videokinect" no estilo do Skype...

Estejam seus amigos no Xbox Live ou no MSN, você pode conversar por vídeo com eles. Mas você pode fazer algumas outras coisas maneiras, como assistir um vídeo junto. E, como dissemos acima, ele pode rastrear seus movimentos em tempo real, graças ao sensor de movimentos e a movimentação motorizada.

...que chegará em Novembro sem preço divulgado...

Dia 4 de Novembro, para ser mais exato.

...com 15 jogos no lançamento...

...com 6 jogos inclusos...

Os quatro que já sabemos:
  • Kinectimals: imagine um Nintendogs em HD com espécies ameaçadas de extinção.
  • Kinect Sports: a resposta da Microsoft ao Wii Sports (com boliche, futebol, ping pong, atletismo, boxe e vôlei).
  • Kinect Joy Ride: um jogo maluco de corrida que nós achamos divertidos, mas fraco em termos de comando
  • Kinect Adventures!: "pule, role e desvie" enquanto você caminha por vários obstáculos em 20 fases.

...e outros jogos disponíveis de outras empresas também...

  • Your Shape Fitness Evolved: O jogo de exercícios da Ubisoft com potencial e formato bacana
  • Dance Central: um jogo para dançar hip hop da Harmonix... bem mais avançado (e potencialmente constrangedor) do que o DDR
  • Star Wars: Nós não sabemos muito sobre o jogo de Star Wars para Kinect da LucasArts, mas ele envolve sabres-de-luz e gráfico no estilo desenho (mas apenas em 2011)
  • Jogo de corrida sem nome (Forza?) da Turn 10: é um jogo realista de corrida feita pelos caras que fizeram o Forza e parece mais detalhado do que nós vimos até hoje (apenas em 2011)

...que não é exatamente o periférico perfeito...

O Kinect foi realmente realmente impressionante em nossos primeiros contatos, sem dúvida. Ele pode rastrear todo o seu corpo enquanto você joga vôlei, ou ele pode apenas assistir suas mãos enquanto você comanda um volante. Mas há um pequeno e incessante lag. E, nas demonstrações dos jogos que nós vimos e jogamos, as taxas de frames nesses jogos mais simples podem sofrer ? provavelmente porque o Kinect precisa que o Xbox 360 processe todas as suas informações - não há processador interno na versão final do aparelho.

...mas tem MUITO potencial para ficar na sala...

Mesmo que a Microsoft nunca elimine o lag do Kinect, suas funcionalidades como controle remoto invisível são muito mais atraentes do que controles universais com 200 botões.

...e é considerado o fim da linha da plataforma.

A Microsoft nos contou ano passado que o Kinect é muito mais do que uma ideia de clonar o Wiimote. Ele pode ser mais uma ponte entre o Xbox 360 e o inevitável Xbox 720.
Kinect para PC?

A Microsoft pretende expandir o uso do Kinect e alargá-lo aos computadores. É mais um dos rumores que corre na Internet.
Escreve o El País que desde que apareceu o Kinect, produtores de vários países ofereceram soluções para ampliar o espectro do Kinect para poder ser utilizado num computador e desvinculá-lo da consola. No entanto, a Microsoft deixou de lado esta possibilidade, justificando que poderia favorecer a pirataria.
Por outro lado, o portal WinRumors afirma que a empresa está prestes a lançar um kit de desenvolvimento de software para que se possam criar condições de adaptar o Kinect aos computadores.
Existe uma ligação USB incrustada na máquina por defeito, e este poderá ser um dos indicadores que poderão levar o revolucionário comando da Xbox para outras andanças.
El País recorda ainda que a PrimeSense, empresa envolvida na criação do Kinect, juntou-se à Asus para lançar em Fevereiro um clone do Kinect para o mundo dos computadores. Será o próximo desafio da Microsoft lançar algo idêntico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano