quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estudo, Mulheres vivem mais porque fumam e bebem menos


As mulheres europeias vivem em média mais oito anos que os homens, devido ao menor consumo de tabaco e álcool. Mas a diferença na longevidade entre os dois sexos tende a reduzir-se progressivamente, pois estes dois factores de risco evitáveis estão cada vez mais presentes nos hábitos diários das mulheres.

Um estudo da Unidade de Saúde Pública e Social do Conselho de Investigação Médica de Glasgow, na Escócia, revela que 60% da diferença de longevidade entre mulheres e homens deve-se a doenças causadas pelo tabaco, como o cancro do pulmão, problemas cardiovasculares e pulmonares, etc.). O trabalho, citado pelo El País, conclui ainda que o consumo de álcool e as doenças associadas (enfermidades hepáticas, cancro da garganta ou do esófago, etc) originam 20% da diferença de esperança de vida nos 30 países da Organização Mundial de Saúde estudados.

Mas a equipa de investigadores lança um alerta: os factores de risco evitáveis que tiram mais tempo de vida aos homens (75 anos de esperança de vida na Europa) que às mulheres (83 anos de vida em média) estão a aumentar no sexo feminino: "As mudanças nos padrões do tabagismo sugerem que a diferença na mortalidade entre géneros diminuirá nas décadas futuras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano