quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estudo, Mulheres vivem mais porque fumam e bebem menos

Zoom inZoom inZoom inZoom in
Zoom outZoom outZoom outZoom out
Go homeGo homeGo homeGo home
Toggle full pageToggle full pageToggle full pageToggle full page

As mulheres europeias vivem em média mais oito anos que os homens, devido ao menor consumo de tabaco e álcool. Mas a diferença na longevidade entre os dois sexos tende a reduzir-se progressivamente, pois estes dois factores de risco evitáveis estão cada vez mais presentes nos hábitos diários das mulheres.

Um estudo da Unidade de Saúde Pública e Social do Conselho de Investigação Médica de Glasgow, na Escócia, revela que 60% da diferença de longevidade entre mulheres e homens deve-se a doenças causadas pelo tabaco, como o cancro do pulmão, problemas cardiovasculares e pulmonares, etc.). O trabalho, citado pelo El País, conclui ainda que o consumo de álcool e as doenças associadas (enfermidades hepáticas, cancro da garganta ou do esófago, etc) originam 20% da diferença de esperança de vida nos 30 países da Organização Mundial de Saúde estudados.

Mas a equipa de investigadores lança um alerta: os factores de risco evitáveis que tiram mais tempo de vida aos homens (75 anos de esperança de vida na Europa) que às mulheres (83 anos de vida em média) estão a aumentar no sexo feminino: "As mudanças nos padrões do tabagismo sugerem que a diferença na mortalidade entre géneros diminuirá nas décadas futuras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano