domingo, 16 de janeiro de 2011

Guerra nos depósitos põe juros máximos acima de 5%

Guerra nos depósitos põe juros máximos acima de 5%


Face à escassez, bancos arriscam taxas mais altas. O melhor será optar pela Internet.

A guerra na captação de depósitos está ao rubro e as taxas estão a atingir valores pouco usuais nos últimos anos. Os bancos estão já a oferecer remunerações entre os cinco e os 6% a clientes com aplicações elevadas e que ameaçam trocar a instituição por outra que lhe oferece melhor remuneração, adiantou ao DN uma fonte ban-cária.

Apesar de estes valores não serem publicitados, os bancos estão dispostos a pagar valores muito altos por montantes elevados, numa manobra agressiva para captar e manter clientes e numa altura em que o seu funding é escasso, arriscando taxas que lhes poderão trazer dificuldades acrescidas, quando chegar a altura de remunerar o cliente, referiu ainda uma outra fonte contactada pelo DN.

Mas também os valores que são anunciados pelos bancos continuam a subir acentuadamente, especialmente entre os novos depósitos de maiores montantes e para os clientes que optem pelo canal Internet.

De acordo com o Money GPS, um site de orientação financeira que anuncia o ranking dos melhores produtos de poupança e de crédito, o melhor depósito actualmente em comercialização pertence ao Banco Finantia. Trata-se de uma aplicação a um ano, com uma taxa de juro bruta de 4,25% a um ano, com pagamento de juros semestrais e oferta de um seguro de saúde. No entanto, este depó-sito subscrito na Internet destina-se a montantes acima dos 50 mil euros, ou seja, para clientes de private banking, o segmento onde o Finantia actua.

Para depositantes que aplicam montantes mais reduzidos, a melhor opção será um depósito do ActivoBank, uma instituição do grupo Millennium bcp, que através do DP Poupança Start oferece 3,75% brutos a seis meses, para valores a partir de três mil euros. Este banco oferece também taxas de 2% a três meses, para aplicações a partir de 500 euros feitas online.

O Banco Português de Negócios (BPN) aparece igualmente no ranking das cinco melhores remunerações de depósitos (ver caixa), assim como o Millennium bcp, com o DP3 Poupa Mais, com uma remuneração ilíquida de 3,25% a seis meses, para montantes a partir de cinco mil euros.

Se o valor a aplicar foi de 2500 euros, o Banco Popular dá uma taxa de juro bruta de 3% a seis meses, sendo esta a segunda melhor opção para estes valores e a quinta entre as melhores taxas, em geral, de acordo com o Money GPS. No entanto, existem ofertas de depósitos com taxas de 3% a seis meses para montantes mais baixos (a partir de 300 euros), mas que apresentam condições mais restritas, como seja destinarem-se apenas a novos clientes. O Millennium bcp, por seu lado, anuncia 2,75% a seis meses, para depósitos acima de dois mil euros.

Se a escolha do depositante for pelas aplicações de muito curto prazo (um mês), então a melhor oferta pertence ao Banif , que pratica juros de 2,10% naquele prazo, para montantes a partir de 500 euros através do DP Crescente 1 ano.

De salientar que entre os grandes bancos comerciais portugueses, o Millennium bcp e o Banco Espírito Santo (BES) são os que aparecem com a postura mais agressiva na captação de poupanças, com taxas de juro anunciadas acima dos 3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano