sábado, 15 de janeiro de 2011

Combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana


Esta semana, as gasolineiras não mexeram nos preços dos combustíveis.
O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo na próxima semana.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo nas últimas semanas. Tendo em conta, segundo dados da Bloomberg, que o gasóleo já aumentou 6,7% desde o início do ano e a gasolina valorizou 4%, antecipa-se uma subida dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira.
"Os mercados mostram sem qualquer dúvida que os preços vão subir e bastante" nos próximos dias, disse hoje fonte do sector ao Económico.
Para além da subida dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais, a suportar este cenário está também a recente escalada dos preços do petróleo e a depreciação do euro face ao dólar. Na última semana, os preços do petróleo dispararam mais de 5% em Londres e subiram 3% nos EUA.
Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,318 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o terceiro trimestre de 2008, altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril.
O aumento do IVA, a subida dos preços dos produtos nos mercados internacionais e a desvalorização do euro face ao dólar são os factores apontados pelos responsáveis do sector para justificar os actuais preços.
Segundo o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia, enquanto o gasóleo ocupa a 9ª posição no 'ranking' dos 27 Estados-membros. Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a quinta e terceira posição do 'ranking' europeu, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano