sábado, 12 de março de 2011

Sismo no Japão: Eixo da Terra ter-se-á deslocado dez centímetros

Eixo da Terra ter-se-á deslocado dez centímetros

O sismo no Japão terá deslocado o eixo de rotação da Terra em cerca de dez centímetros, indicou hoje o Instituto italiano de Geofísica e Vulcanologia, citado pela agência AFP.

"Os resultados preliminares de estudos efectuados pelo Instituto Nacional italiano de Geofísica e Vulcanologia indicam que o sismo no Japão terá deslocado o eixo de rotação da Terra em cerca de dez centímetros", indicou o director de investigação, Antonio Piersanti, num comunicado divulgado no sítio do instituto na internet.

Este movimento "é muito mais importante do que o do grande sismo de Sumatra em 2004 e provavelmente fica atrás do do Chile, em 1960". A agência espacial italiana é, contudo, mais reservada, estimando que é preciso recolher mais informação antes de estabelecer a medida exacta do movimento, divulga a agência noticiosa italiana Ansa.

A modificação do eixo da Terra pode ter repercussões sobre a duração do dia solar, mas trata-se de mudanças mínimas e imperceptíveis, da ordem de alguns milionésimos de segundo.

A agência noticiosa japonesa Kyodo adianta que o violento sismo e o subsequente maremoto, que afectaram hoje o nordeste do Japão, terá provocado a morte a mais de mil pessoas. O balanço agrava-se de minuto para minuto e, segundo o mais recente balanço provisório da polícia, já se registam 378 mortos, 584 desaparecidos e cerca de 950 feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano