quinta-feira, 24 de março de 2011

Demissão de Sócrates: Presidente do Eurogrupo admite resgate no valor de 75 mil milhões a Portugal

(Da esquerda para a direita) A chanceler alemã Angela Merkel, o Presidente do Partido Popular Europeu (PPE) Wilfried Martens, o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso e o primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo Jean-Claude Juncker, no final da reunião do PPE, um dos encontros da cimeira da UE de hoje
Portugal poderia receber um plano de resgate de 75 mil milhões de euros, confirmou hoje Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, em entrevista ao canal France 24.

"No caso de Portugal pedir apoio europeu, esse valor parece-me apropriado", disse o primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, quando questionado sobre aquela quantia em particular.

Assegurando que o Governo português ainda não pediu apoio, Juncker não excluiu que isso possa vir a acontecer em breve. Os valores que correm nos media europeus sobre um eventual resgate português pela UE e pelo FMI vão até aos cem mil milhões de euros. A Irlanda teve direito a um pacote de ajuda externa no valor de 85 mil milhões de euros, a Grécia recebeu um apoio superior no valor de cem mil milhões.

Lembre-se que, esta semana, Juncker, que é também ministro das Finanças, chegou a dizer que o PEC IV, apresentado por José Sócrates no dia 11, não era passível de sofrer grandes alterações. Mas depois veio o porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, admitir que a aprovação das novas medidas cabia ao Parlamento português. Na cimeira de dia 11, apenas dos líderes da Zona Euro, a Comissão Europeia e Banco Central Europeu adoptaram uma declaração conjunta a saudar e a apoiar as novas medidas de austeridade que Sócrates e Teixeira dos Santos apresentaram nesse dia aos portugueses.

Ver Mais: Clique Aqui!

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano