segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão distribui iodo para prevenir fuga de radiação



O governo nipónico distribuiu 200 mil doses de iodo nos centros de evacuação, para que possam ser aplicadas às mais de 185 mil pessoas que já foram evacuadas de Fukushima, cidade onde está localizada a central nuclear onde já se deram duas explosões.

De acordo com o diário espanhol El País, as cápsulas de iodo serão administradas em caso de emergência, de modo a saturar a tiróide de pessoas expostas a radiação, impedindo, assim, que absorvam o iodo radioactivo que eventualmente venha a ser libertado pela central nuclear.

O cancro da tiróide foi a principal patologia verificada nas pessoas afectadas pela radioactividade libertada na sequência do acidente de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

A medida preventiva foi ordenada pelo Organismo Internacional de Energia Atómica (OIEA), que pediu igualmente à ONU o envio de uma comissão de peritos para averiguar o estado dos reactores da central nuclear de Fukushima.

A central nuclear de Fukushima tem registado problemas ao nível da refrigeração dos seus reactores, provocados pelo corte de energia eléctrica a 11 de Março, quando um tsunami afectou a região nordeste do Japão.

Desde então que o perigo de explosões - como a que ocorreu esta manhã no reactor 3 -, tem sido a maior preocupação, pois tal poderá levar a fugas de gases radioactivos.

SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano