quarta-feira, 23 de março de 2011

Guerra: Coligação na Líbia, 108 ataques, 336 saídas e 162 mísseis

Coligação na Líbia: 108 ataques, 336 saídas e 162 mísseis
Os aviões da coligação internacional implicados nas operações sobre a Líbia efectuaram 336 saídas e realizaram 108 ataques aéreos, desde o início da ofensiva, no sábado, anunciou o Pentágono na terça-feira, segundo a AFP.

Com 212 saídas, os Estados Unidos (EUA) representam cerca de dois terços da totalidade do envolvimento aéreo, segundo a informação datada das 19:00 [de Lisboa] de terça-feira.

Os EUA estão a utilizar caças-bombardeiros F-15 e F-16, Harriers (aviões de guerra destinados a empastelar as comunicações das forças pró-Kadhafi) e aviões de reabastecimento.

Em visita a El Salvador, o Presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou na terça-feira que já havia uma "redução significativa" dos voos de aviões norte-americanos sobre a Líbia.

Os outros países da coligação implicados nas operações aéreas nesta altura - França, Reino Unido, Itália, Canadá, Espanha, Bélgica e Dinamarca - efectuaram, por sua parte, 124 saídas.

Com 55 saídas realizadas entre sábado e segunda-feira e outras sete na terça-feira, segundo o Estado-Maior dos Exércitos, a França representa 18 por cento do total de saídas.

Entretanto, os dois 'destroyers' e três submarinos norte-americanos, bem como um submarino britânico, dispararam 162 mísseis de cruzeiro Tomahawks entre a noite de sábado e a de terça-feira, dos quais 112 na primeira.

A baixa do número de ataques com Tomahawks parece indicar que a ameaça colocada pela defesa antiaérea e os centros de comando líbios, contra os quais os mísseis foram dirigidos na sua maioria, foi reduzida de uma forma muito significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano