terça-feira, 22 de março de 2011

Discussão de PEC no Parlamento é decidida hoje

A conferência de líderes parlamentares reúne-se hoje para agendar a discussão e eventual votação da proposta do Governo de Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o momento no centro da crise política.

O primeiro-ministro, José Sócrates, avisou que uma moção contra o PEC significaria a abertura de uma crise política e o líder do PSD, Passos Coelho, tem-se mostrado “irredutível” na rejeição às medidas.

“Se a Assembleia da República decidir uma moção contra o PEC, isso significa que o país não está em condições de se comprometer internacionalmente, nem o Governo está em condições de se comprometer internacionalmente. Isso significa, do meu ponto de vista, uma crise política”, começou a dizer há uma semana o primeiro-ministro.

Passos Coelho está convencido que “da clarificação desta crise pode sair um futuro Governo mais forte do que este, com mais autoridade, mais respeitado e mais respeitador de Portugal e dos portugueses”.

Para já, está previsto que o CDS-PP, o Bloco de Esquerda e o PCP apresentem na Assembleia da República resoluções sobre o PEC.

O PS tem mantido que a apresentação de um projeto de resolução de apoio ao PEC ainda não está decidida, mas tanto o líder da bancada parlamentar, Francisco Assis, como o primeiro-ministro afirmaram que os socialistas tentarão evitar a crise política.

Apesar de os socialistas aceitarem viabilizar as votações para quarta-feira, o líder parlamentar, Francisco Assis, voltou a fazer na segunda-feira um apelo “ao sentido de responsabilidade” da oposição perante o PEC, tendo sido do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, o último apelo do dia, considerando que está em causa o “interesse nacional”.

@Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano