quarta-feira, 23 de março de 2011

Crise Política: José Sócrates desafiado a deixar o lugar a Jaime Gama

José Sócrates desafiado a deixar o lugar a Jaime Gama
PEC 4 vai ser hoje discutido e votado. Ao fim da tarde, Sócrates vai a Belém, naquela que pode ser a última reunião com Cavaco. Ontem à noite, foi desafiado a deixar o lugar a Jaime Gama.

José Sócrates foi desafiado, na reunião da comissão política do PS, a deixar que o PS proponha a Cavaco Silva o nome de Jaime Gama para o substituir no cargo de chefe do Governo. Quem o sugeriu, como via para travar eleições e permitir um reatar de conversações institucionais foi o deputado Ricardo Gonçalves, apurou o DN, habitualmente o mais crítico do grupo parlamentar.

Sócrates só mais tarde responderia, lembrando que foi eleito primeiro-ministro por duas vezes e líder do PS três, garantindo ainda que irá à luta ainda perspectivando uma vitória. Numa reunião tensa, em vésperas de um provável pedido de demissão, houve quem lesse em algumas palavras do líder socialista novos avisos ao Presidente, quando Sócrates disse que a seu tempo se veria o que iriam dizer (em caso de vitória do PS) os que "agora ficaram em silêncio".

Para alguns dos presentes, a mensagem de Sócrates teve implícito que poderá ficar à frente dos destinos do partido, mesmo que não vença as próximas legislativas. Um cenário admitido ao DN nos últimos dias por dirigentes que lhe são próximos, como Capoulas Santos, Renato Sampaio ou Edite Estrela.

José Sócrates desafiado a deixar o lugar a Jaime Gama

Esta manhã, a bancada parlamentar do PS ainda hesita sobre se apresenta uma resolução de apoio à proposta do Governo de Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). "Tudo é ainda possível", declarou Francisco Assis (ler artigo relacionado).

Às 19h00, o Presidente da República recebe o primeiro-ministro, "para a reunião semanal". Se tudo correr como o "guião" prevê, José Sócrates chegará a Belém e apresentará a sua demissão. Chegará a Belém vindo do Parlamento, onde, tudo o indica, o PEC 4 será chumbado. Foi Sócrates que o disse em entrevista na semana passada e Francisco Assis, líder da bancada parlamentar socialista, que o confirmou ontem à noite, no fim da reunião da comissão política do partido.

Amanhã inicia-se o Conselho Europeu para o qual Sócrates queria levar a questão do PEC 4 internamente "clarificada", mas os partidos da oposição recusam o voto favorável a este novo pacote de austeridade do Governo.

Ferreira Leite será a porta-voz dos sociais-democratas no anúncio desse chumbo.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano