domingo, 13 de março de 2011

Cigarro Electrónico

GERAL


O cartucho que vem de origem no meu e-cig sabe mal e deita pouco fumo.

Não é um cartucho. É apenas uma capa em forma de cartucho para proteger o atomizador. Se continuarem a puxar só vai saber cada vez mais a (atomizador) queimado.



Por mais força que faça, sai muito pouco vapor ou mesmo nenhum!

O problema pode estar mesmo na força que estás a fazer. Para algumas pessoas é muito instintivo, mas para outras é muito complicado, isto vem da maneira como fumavam os analógicos, que também varia de pessoa para pessoa. Para alguns é como aprender a fumar de novo.
As minhas dicas: puxa suavemente até acender o led, e só depois com mais força se quiseres. Porém continuar a puxar suavemente até encher a boca de vapor continua a ser melhor do que com muita força, porque dá mais tempo para o atomizador evaporar o líquido e criar muito vapor.
Para a maioria das pessoas, mesmo as que sempre inalaram directamente do cigarro para os pulmões, com o e-cig não é aconselhável fazer isso, sob o risco de se engasgarem muitas vezes..
Não pensem "ah isto é muito complicado", passado um par de dias já estarão a fazer tudo certo instintivamente sem olharem para a luz, etc...




CARTUCHOS



Como saberei quando é que um cartucho acabou?

Começa a sair menos vapor e o sabor diminui e fica um gosto semelhante a acúcar queimado. Não os deitem fora!!!! Mesmo que não pensem nisso agora, um dia poderão querer usar líquidos e vão precisar dos cartuchos!!



Troquei um cartucho ainda há pouco e parece que já acabou, como é possível??

Primeiro verifica se não é a bateria. Se não for, acontece ocasionalmente (por qualquer razão que ainda não identifiquei) que a parte de cima da "esponginha" dentro do cartucho fica muito seca, e parece que acabou. Se têm a certeza que não é possível ter-se gasto tão rápido, troquem por outro e mais tarde voltem a usar o mesmo, em princípio o líquido já se voltou a espalhar na "esponja" e funcionará. Outro truque é tirar o cartucho e bater com ele (com a parte aberta para baixo) numa superfície.




BATERIAS



A minha bateria gasta-se num instante!

Primeiro, certifiquem-se de que cumprem o proposto no manual, de carregá-la por X horas no primeiro carregamento. Depois, é como os telemóveis, deve-se usar até ao fim a bateria, e descarregar até ao fim também, para não viciar a capacidade.



Mas eu faço isso tudo e mesmo assim às vezes parece que nem dura uma hora!

Verifica se estás num ambiente muito barulhento que esteja a fazer activar o atomizador. Os e-cig de última geração activam-se quando o microfone detecta o som da sucção. Ambientes extremamente barulhentos como por exemplo o Marquès no dia em que o Benfica ganhou vão fazer activar o e-cig mesmo que esteja sozinho guardado na mala. Isto é muito chato porque pode queimar o atomizador também. Se não o estiveres a usar, desenrosca a bateria para isto não acontecer.



Tenho bateria mas não estou a conseguir fumar, parece que leva muito tempo a acender-se a luz e é quando se acende (e tenho a certeza que não é da minha maneira de puxar - ver ponto 2)

Experimenta trocar o cartucho. Um cartucho muito vazio, também por uma razão qualquer ainda misteriosa para mim, começa a deixar de activar o microchip que faz activar a bateria e consequentemente o atomizador.




LÍQUIDOS



Onde se compram líquidos em Portugal?

Não se compram. Ainda não há legislação que permita vendê-los. Até agora encomendei da Janty Europe e da Ms Ts Bakery.



É muito chato andar a encher os cartuchos?

Se tiveres uns quantos (20 por exemplo), tiras uma meia horinha em cada semana e ficas com cartuchos com fartura feitos. 
A mim não me incomoda... tenho a seringa, tiro da garrafinha, encho os cartuchos, ponho as tampinhas e pronto. 
Em breve vou pôr um tutorial ilustrado ou talvez um vídeo de como fazer isto eficientemente.



E compensa a nível monetário comprar os líquidos?

Sim! De longe! Cada mililitro de líquido enche 4 cartuchos e meio (pelo menos nos da smuky), ou seja, cada 10 ml dá para 45 cartuchos. 
Passando para dinheiro, digamos que no vosso líquido, 10ml custa 7,5 euros (os preços variam mt, estou a dar um exemplo com o preço exagerado até): 
7,5 euros a dividir por 45 cartuchos = 17 cent por cartucho. 
Se cada cartucho dá para 5-8 cigarros (vamos supor 5 para as contas ficarem ainda mais por cima) 0.17 vezes 4 cartuchos = 67 cêntimos por maço. 
Fantástico não é? E isto tudo com contas por excesso.




EFEITOS SECUNDÁRIOS:



O único efeito secundário que conheço directamente relacionado com o e-cig foi uma ligeiríssima irritação da garganta nos primeiros dias, mas mesmo muito ligeira. Se a tiverem mais do que ligeira e mais do que 2 ou 3 dias, cuidado porque podem ser alérgicos ao PG (penso que é raro mas acontece).



Os outros "efeitos secundários" têm mais a ver com o facto de ter deixado de fumar em simultaneo:

- bastante espectoração na primeira semana (o tabaco seca as vias respiratórias e o organismo produz muito mais muco para compensar, pelo que nos primeiros dias ainda se vai estar a adaptar).
- sangramento das gengivas quando lavo os dentes (o tabaco reduzia o afluxo de sangue aos capilares, sem ele a irrigação de todos os tecidos é maior).



Podem ainda (se como eu, deixarem completamente os cigarros analógicos) começar a ficar incomodados - e até irritados - com o cheiro e o fumo do tabaco, especialmente em locais fechados. Bem, parece-me que só ao fim destes anos todos sentimos o que sempre sentiram os não fumadores.. se eles sobrevivem a isso, nós também conseguiremos!

2 comentários:

  1. Olá Paulo,

    Como fizeste para comprar e-liquidos da Ms Ts Bakery?

    ResponderExcluir
  2. It's truly very complicated in this busy life to listen news on Television, thus I only
    use internet for that reason, and get the hottest news.

    Also visit my blog post; Real Flame fireplaces Melbourne
    (Oxinfd.com)

    ResponderExcluir

Extensor peniano