domingo, 20 de março de 2011

Ciência: Super Lua Cheia (Perigeu Lunar)


Ontem a Lua esteve à distância mais próxima da Terra dos últimos 20 anos. Segundo os peritos, o fenómeno conhecido como "Perigeu Lunar" fez a Lua aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa.

A órbita da Lua em torno da Terra é extremamente complexo, na sequência de uma elíptica, ou oval, padrão ao invés de uma circular. Isso significa que, em fases diferentes, pode ser significativamente mais perto ou mais longe de nós.

Em um perigeu lunar - o termo usado para descrever o ponto em que ela está em seu mais próximo da Terra - a Lua é de cerca de 220 mil milhas de distância. Considerando que, durante um apogeu lunar - quando é mais distante - a distância é de cerca de 254.000 milhas.

Embora a diferença entre o perigeu e apogeu pode não parecer grande, em momentos como o de ontem à noite a lua vai aparecer muito maior graças a uma ilusão de ótica.

Porque será baixo no horizonte, a lua vai olhar grande em comparação a outros objetos à distância, tais como árvores, montanhas ou edifícios. É a mesma razão que uma lua alta em um céu vazio parece ser relativamente pequeno.

O fenômeno do perigeu lunar pode ocorrer em torno de quatro ou cinco vezes por ano, mas hoje é mais dramática versão só acontece uma vez a cada década outros. Ele foi o primeiro apelidado de 'Supermoon' na década de 1980 pelo americano Richard Nolle astrólogo, que afirma perigees lunar extremas podem provocar maremotos, terremotos e tempestades.

Super moon graphic

Ao longo dos séculos, o estudo da Lua foi um elemento-chave da astrologia. Antes do Iluminismo filosófico e científico no século 18, a astrologia era a forma mais dominante de investigação intelectual e percepções sobre a Lua teve um papel enorme na sociedade.

Agricultura, medicina, comércio, artes e política foram todos influenciados pela conversa dos ciclos planetários e lunares. Médicos, por exemplo, seria o tempo de sangramento de seus pacientes de acordo com as fases da lua, e o mesmo pensamento que influenciaria jardineiro plantar suas lavouras.

O primado da astrologia tem diminuído desde o desenvolvimento da ciência moderna, mas o legado permanece. Muitos ainda atribuem enormes repercussões na lua. Isto é em parte porque a atração gravitacional da lua governa as marés ao redor da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano