Os Estados Unidos declararam "persona non grata" a cônsul venezuelana em Miami e ordenaram a sua expulsão do país.
William Ostick, porta-voz do Departamento de Estado, adiantou que Livia Acosta Noguera foi informada da decisão na sexta-feira e que tem até terça-feira para abandonar os Estados Unidos.
"Tendo em conta o artigo 23 da Convenção de Viena sobre as relações consulares, o Departamento de Estado declarou 'persona non grata' Livia Acosta Noguera, cônsul geral da Venezuela em Miami. Em consequência, ela deve deixar os Estados Unidos antes de 10 de Janeiro", declarou Ostick num comunicado.
A nota refere ainda que não podem ser dadas informações sobre a razão da decisão.
Num documentário recente do canal hispânico Univision, Livia Acosta Noguera foi apresentada como cúmplice de um presumível projecto iraniano de atentados nos Estados Unidos.
Segundo a Univision, cadeia com sede em Miami, a diplomata teria participado no conluio quando era segunda secretária da embaixada venezuelana no México em 2007. Os atentados, que poderiam ser acompanhados de ataques informáticos, visariam locais vitais para a segurança dos Estados Unidos, como centrais nucleares e o aeroporto Kennedy, em Nova Iorque.
Em Dezembro, o Departamento de Estado classificou o documentário de "muito perturbador".
A notícia da expulsão da diplomata é divulgada no mesmo dia em que o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, deixou Teerão para uma deslocação de cinco dias à Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, para reforço dos laços entre o Irão e estes países.
Fonte: Jornal de Notícias
Fonte: Jornal de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário