quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Relatório da UE definida para chegar a acordo sobre o embargo do petróleo ao Irão

קידוח איראני במפרץ.  מגזר האנרגיה על הכוונת האירופית (צילום: EPA)
Nota: Este Texto foi traduzido com o Google Tradutor.


Embaixadores europeus para decidir quinta-feira se impor conjunto de sanções graves na República Islâmica.

Uma reunião de embaixadores europeus em Bruxelas na quinta-feira deverá decidir se a UE vai impor um embargo de petróleo no Irã ainda este ano, The Guardian relatou quarta-feira, citando diplomatas.

Segundo o relatório, a opinião da maioria dentro da UE favorece um plano trazido pelo governo dinamarquês, o presidente em exercício da UE, que afirma que o embargo deve ser implementado em 01 de julho. Os planos também insta a UE a rever a decisão mais perto da data em função das condições no mercado de petróleo e desenvolvimentos nas negociações com o Irã sobre seu programa nuclear.

Conforme a proposta, nenhum contrato de compra novo óleo pudesse ser assinado com o Irã no mesmo período. 

O conjunto de sanções que estão sendo discutidos também congelar os bens do banco central europeu do Irã, com algumas exceções que serão decididas em uma base caso a caso. Na quinta-feira, embaixadores para a UE são esperados para finalizar um acordo sobre a questão, embora a decisão final pode ser adiado até segunda-feira se os estados de voz objeção ao plano.

Irã quer retomar as negociações

Enquanto isso, o Irã disse na quarta-feira estava em contato com grandes potências para reabrir as negociações, mas a UE negou isso. Grã-Bretanha disse que Teerã teria que mostrar que era grave se queria evitar mais sanções da UE sobre suspeitas de que está buscando armas nucleares .

O Irã ameaçou bloquear o Estreito de Hormuz , usado por um terço do comércio mundial de petróleo por via marítima, se não pode vender seu petróleo própria, abanando os temores de uma descida para a guerra no Golfo que poderiam inflamar o Oriente Médio.

Políticos iranianos, disse presidente dos EUA, Barack Obama tinha expressado sua disposição para negociar, em uma carta a Teerã, um passo que pode aliviar as tensões por trás recentes altas de preços do petróleo.

"As negociações estão em curso sobre local e data. Gostaríamos de ter essas negociações", o ministro do Exterior iraniano Ali Akbar Salehi disse a repórteres durante uma visita à Turquia.

"Provavelmente, eu não tenho certeza ainda, o local será Istambul. O dia ainda não está definida, mas será em breve."

Um porta-voz da UE chefe de política externa Catherine Ashton, representando as seis potências, negou houvesse novas discussões com a República Islâmica para organizar uma reunião.

"Não há negociações em curso sobre novas negociações", disse ele em Bruxelas. "Estamos ainda à espera de o Irã responder às propostas de fundo do Alto Representante (Ashton) fez em sua carta a partir de Outubro." O Irã ainda tem de responder formalmente.

Relações Exteriores britânico, William Hague disse que o Irã tinha que estar pronto para negociações sérias. "É significativo que, quando estamos discutindo sanções adicionais na União Europeia uma oferta de negociações emerge do Irã", disse ele.

"Nós não seremos dissuadidos de impor sanções adicionais simplesmente pela sugestão pode haver negociações. Queremos ver negociações propriamente ditas", disse ele em coletiva de imprensa no Brasil.

"Na ausência de tais negociações significativas, é claro, a pressão para uma maior pressão pacífica, mas legítima continuará", disse ele.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu , que está visitando a Holanda, exortou a UE a impor as sanções discutidas, incluindo o embargo do petróleo e do congelamento do banco central, o mais rapidamente possível. "Um Irã nuclear é perigosa para Israel, a região eo mundo", disse ele.

Fonte: ynetnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano