terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Russos vão estudar eventual interferência dos EUA no falhanço da missão a Marte

Peritos russos do sector aeroespacial vão analisar a possibilidade de um radar dos Estados Unidos ter inadvertidamente interferido com a missão que pretendia chegar a Marte mas que acabou por se despenhar.

A agência noticiosa russa RIA Novosti citou Yury Koptev, antigo responsável pela agência espacial Roscosmos, segundo o qual os investigadores conduzirão testes para aferir se um radar emissor norte-americano terá interferido com a Phobos-Ground, que antes de se despenhar na Terra esteve dois meses em órbita.

«Os resultados da experiência permitirão provar ou descartar a possibilidade do impacto do radar», disse Yury Koptev, que lidera a comissão governamental responsável pelas investigações.

Vladimir Popovkin, actual responsável pela Roscosmos, já havia admitido a possibilidade de o insucesso se ter devido a interferência estrangeira.

Uma outra hipótese é a causa estar no próprio aparelho, e vários peritos têm defendido que uma abordagem no sentido dos EUA deverá ocorrer apenas depois de descartadas todas as outras hipóteses.

Um dos mentores do Phobos-Ground, Alexander Zakharov, duvida que os EUA tenham tecnologia capaz de provocar acidentalmente tamanhos estragos.

A sonda de 170 milhões de dólares despenhou-se domingo perto do Brasil e do Chile, mas ainda não há relatos confirmados do local do impacto.

Trata-se de um dos pedaços de lixo espacial mais tóxico a despenhar-se na Terra, mas alguns responsáveis dizem que as substâncias mais perigosas terão ardido aquando da entrada na atmosfera.

Fonte: AP/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano