sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Risco: “Mercados estão a mudar o foco da Grécia para Portugal”


Economista do Commerzbank diz que o agravamento dos juros da dívida antecipa que Portugal é o próximo no radar dos mercados.

"Acho que reflecte uma mudança no foco dos mercados, porque até agora toda a gente estava preocupada com a Grécia", respondeu Peter Dixon, economista do Commerzbank para as acções globais, à Bloomberg, quando questionado sobre o agravamento dos juros dos títulos de dívida de Portugal.

O economista do banco alemão considera que todos ainda estão à espera "que aconteça o inevitável na Grécia", mas indica que os mercados estão agora a aperceber-se que "a situação de Portugal é igualmente perigosa."

"Os mercados estão claramente a mudar o seu foco. Suspeito que vão preocupar-se com Portugal nos próximos anos, tal como em relação à Grécia nos dias de hoje", antecipa o especialista.

Os juros de Portugal têm vindo a bater sucessivos máximos históricos nos últimos dias. Hoje, as ‘yields' das obrigações renovam máximos desde a criação do euro em todas as maturidades entre os 3 e os 30 anos. As 'yields' a 3, 5, 6 e 7 anos já estão bem acima dos 20%.

No mesmo sentido, o preço de segurar o eventual incumprimento de Portugal, medido através dos 'credit-default swaps' (CDS) sobre obrigações portuguesas a 5 anos, agrava-se hoje até aos 1.430 pontos, um novo valor recorde.

Além dos mercados, também os economistas antecipam um futuro sombrio para Portugal. De acordo com uma sondagem da Reuters junto de 50 economistas realizada esta semana, a hipótese de Portugal precisar de um novo pacote de assistência financeira é de 70%.

E é no meio deste contexto que Portugal já anunciou que regressa aos mercados na próxima quarta-feira, para tentar financiar-se num montante até 1,5 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano