domingo, 22 de janeiro de 2012

UE decreta amanhã embargo ao petróleo do Irão

Os chefes de diplomacia da União Europeia deverão adoptar na segunda-feira, em Bruxelas, um duro pacote de sanções contra o regime iraniano, devido ao seu programa nuclear, que visa “secar” as fontes de financiamento de Teerão.

Face à recusa das autoridades iranianas em retomar as negociações sobre o seu programa nuclear, que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) suspeita ter fins militares, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE deverão endurecer a lista de sanções já existente, visando agora o sector do petróleo e o banco central.

A medida mais dura será um embargo ao petróleo do Irão, que entre Janeiro e Outubro do ano passado exportou cerca de 600 mil barris por dia para a UE, sobretudo para Itália, Espanha e Grécia.

Entre os Estados-membros, a Grécia é o único pais com algumas reticências a este embargo, já que importa petróleo do Irão sob condições muito favoráveis, uma vez que Teerão não exige garantias financeiras, mas segundo fontes diplomáticas os restantes parceiros europeus deverão apresentar a Atenas alternativas que não afectem ainda mais as finanças públicas gregas.

Por outro lado, e também com o objectivo de diminuir as receitas do regime de Teerão, os 27 deverão aprovar igualmente uma proibição da maior parte das transacções europeias com o banco central iraniano, permitindo apenas aquelas consideradas inofensivas e benéficas para a população iraniana.

Na agenda desta primeira reunião do ano dos chefes de diplomacia da UE, na qual participará o ministro Paulo Portas, contam-se ainda questões como o processo de paz no Médio Oriente, a situação na Síria e o diálogo entre Sérvia e Kosovo.

Fonte: Lusa /SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano