terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hiriko: Barroso lança carro dobrável elétrico

Barroso lança carro dobrável elétrico
Presidente da Comissão Europeia garantiu que o Hiriko é "a inovação social europeia no seu melhor"

O volante está cheio de circuitos elétricos e assemelha-se ao de um Fórmula 1, o motor está numas rodas com uma rotação de 360 graus e o parabrisas sobe para facilitar o estacionamento. O novo Hiriko, um carro elétrico dobrável foi hoje apresentado em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O nome até pode soar a japonês, mas Hiriko significa "urbano" em basco. "É um carro elétrico pequeno, dobrável e inteligente, mas é também muito mais do que isso. É a inovação social europeia no seu melhor", sublinhou Barroso. O veículo, disse, responde a desafios das sociedades contemporâneas como a poluição e a mobilidade urbana, ao mesmo tempo que ilustra o que de melhor se pode fazer com fundos sociais europeus.

Durão Barroso destacou ainda que o protótipo hoje apresentado exemplifica "a importância de promover a excelência, a abertura a novas ideias e trocas entre o mundo da ciência e o mundo empresarial, bem como entre a Europa e os nossos parceiros internacionais".

O Hiriko nasceu de um projeto, financiado com fundos sociais, para estimular a criação de emprego no País Basco.

"Em poucas palavras, Hiriko é simplesmente o tipo certo de projeto para a prioridade certa, contribuindo totalmente para o triplo objetivo nuclear da nossa estratégia Europa 2020, que é crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, estimulando também a criação de emprego", salientou o chefe do executivo comunitário.

O veículo, concebido pelo professor do MIT (EUA) Bill Mitchell, foi desenvolvido no Parque de Inovação Social de Bilbau, tendo com engenheiro responsável o português Armando Gaspar.

As primeiras unidades do Hiriko - com dois lugares, 100% elétrico, com tração às quatro rodas e que se dobra para facilitar o estacionamento - deverão começar a circular no próximo ano.

Na apresentação do Hiriko, Barroso anunciou ainda que a Comissão Europeia vai lançar em breve um prémio no âmbito da inovação social em memória do antigo diretor da Cisco Systems International Diogo Vasconcelos. O "Prémio europeu para a inovação social em memória de Diogo Vasconcelos" será atribuído anualmente, disse Barroso.

Diogo vasconcelos, que morreu em junho com 43 anos, fundou em 1992 a UMIC, Agência para a Sociedade do Conhecimento, lançou o programa e-government quando Durão Barroso foi primeiro-ministro, foi mandatário digital da campanha eleitoral de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais e foi distinguido pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento e da promoção do empreendorismo.

Fonte: DN.PN





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano