domingo, 1 de maio de 2011

FMI: Troika gosta de peixe e cativa pela simpatia

A troika que há quase um mês se encontra em Lisboa a negociar a ajuda externa a Portugal tem cativado os portugueses com quem se cruza.

O dinamarquês Poul Thomsen, o líder da delegação do FMI, é o mais "simpático", impressionando pelos "olhos azuis", de acordo com as pessoas que o CM encontrou nas imediações do Hotel Ritz onde os representantes do FMI, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia se encontram instalados.

Desde a sua chegada a Lisboa, os elementos da troika, às vezes sós outras vezes acompanhados, têm optado por tomar a primeira refeição do dia na pastelaria/restaurante Ritz, não muito distante do hotel. Chegam pouco antes das 09h00 e preferem as sandes (de pão de centeio) com fiambre e manteiga, acompanhadas por sumos de frutas. Tal como aconteceu ainda ontem. Numa das vezes, de resto, a troika deu de caras com o ex-presidente Jorge Sampaio, habitual frequentador da pastelaria.

Para o almoço, o que só acontece mais raramente, Poul Thomsen e companhia deliciam-se "normalmente" com peixe.

Descritos como "pessoas normalíssimas", os elementos da troika só muito recentemente surgiram acompanhados por seguranças.

Não muito longe, numa discreta tabacaria, a proprietária confessa que já se cruzou com alguns membros da troika e desfaz-se em elogios, destacando a "simpatia" especialmente de Poul Thomsen, "aquele senhor alto de olhos azuis". Reservados mas afáveis no trato, alguns membros da troika já conhecem a papelaria, tendo comprado "jornais portugueses de negócios".


FMI MARCA 1.º DE MAIO

As centrais sindicais pretendem que o Dia do Trabalhador seja de comemoração e de luta e consideram que este ano a data vai ser assinalada "num momento decisivo" em que decorrem as negociações com a ‘troika’ e se preparam eleições. "Este ano, o 1º de Maio vai ser muito marcado pelas negociações da troika e pelas próximas eleições legislativas", disse à agência Lusa o secretário-geral da UGT, João Proença. Arménio Carlos, da comissão executiva da CGTP, também considerou que o Dia do Trabalhador "vai ser de festa e de luta por novas políticas, que assegurem o desenvolvimento do país". Contudo, as centrais não irão fazer uma marcha conjunta. Na capital, os manifestantes da CGTP vão desfilar entre o Martim Moniz e a Alameda Afonso Henriques. Os manifestantes da UGT vão desfilar do Marquês de Pombal até aos Restauradores.

No largo Camões, arranca às 13h00 o MayDay, o protesto dos jovens contra a precariedade laboral.


PLANO DE RESGATE PRONTE ESTA SEMANA

A troika que se encontra em Lisboa integra elementos do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia (CE). Cada uma das delegações é chefiada por Poul Thomsen (FMI), Rasnus Ruffer (BCE) e Jurgen Kroger, pela Comissão Europeia. Desde que chegou a Lisboa, a troika manteve reuniões com os partidos políticos - excepção feita ao PCP e ao Bloco de Esquerda, que recusaram - e com todos os parceiros sociais. O plano de resgate a Portugal deve ser conhecido esta semana, iniciando-se então as verdadeiras negociações com o governo português.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano