quarta-feira, 2 de março de 2011

PSP dá conselhos para evitar nova forma de assalto em multibanco

A PSP alerta para uma nova técnica de assalto em caixas multibanco. Enquanto uma criança, pelo lado direito da pessoa que levanta o dinheiro, coloca um papel para um peditório, outra surge pela esquerda, carrega da tecla de 200 euros e aproveitando a distracção da vítima, foge. A criança, cúmplice, foge também. 

Junto à caixa multibanco, enquanto a pessoa tentava afastar a criança, o adulto que entretanto surgira já conseguiu retirar os 200 euros, o valor máximo que é permitido retirar por cada levantamento. Nas imediações costuma haver um carro que se encarrega de levar a criança para longe.

Este método de assalto ocorre cada vez mais frequentemente e, a par de outras técnicas, engrossa o número de fraudes. As autoridades acreditam que por detrás deste esquema estarão suspeitos estrangeiros, com origem no Leste europeu.

De acordo com fonte da PSP, desde Janeiro já se registaram mais de 70 assaltos junto a caixas multibanco, sobretudo nos distritos do Porto, Braga, Lisboa, Setúbal e Leiria.

As autoridades apontam por isso várias cautelas a ter ao levantar dinheiro no multibanco. Primeiro, há que evitar gente nas imediações e procurar uma caixa instalada em local movimentado, como as que estão instaladas em dependências bancárias e em zonas comerciais.

Ao sentir-se perseguida ou vigiada, a vítima deve carregar de imediato na tecla vermelha e cancelar os movimentos. Em situações normais, é aconselhável que depois de levantar o dinheiro, este seja guardado de imediato.

Não cooperar com peditórios junto às caixas multibanco e não aceite a boa vontade de estranhos para processar pedidos são outras indicações que podem revelar-se valiosas.

As pessoas que precisem de ajuda para as suas operações devem deslocar-se a uma dependência bancária durante o horário de funcionamento. O número de emergência 112 é ainda uma forma de alertar as autoridades quando se vir um falso peditório na rua ou quando se aperceber de movimentos suspeitos junto destes locais.

SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano