terça-feira, 22 de março de 2011

JPMorgan: Portugal pode ficar sem Governo amanhã

O JPMorgan diz que há
O banco norte-americano diz que há uma grande possibilidade do Executivo de José Sócrates se demitir esta semana.

Numa nota de análise de hoje, o JPMorgan escreve que o Executivo português pode demitir-se amanhã, no seguimento do chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que vai ser discutido e votado esta quarta-feira no Parlamento.

"A probabilidade do Governo português cair esta semana é elevada", diz Nicola Mai, economista do JPMorgan, numa nota de análise enviada hoje aos clientes do banco. "Isto sugere que o País pode muito provavelmente ter de aceder ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira no curto prazo".

Na mesma nota, o JPMorgan nota que o primeiro-ministro José Sócrates tem estado a tentar conseguir um acordo com os partidos da Oposição, "mas a Oposição não parece querer aceitar".

As previsões do banco norte-americano surgem na véspera da discussão e votação do PEC IV, numa altura em que parece ser certo que o documento, que já tem a aprovação das instituições europeias (BCE e Comissão Europeia), será chumbado pelos partidos da Oposição.

Um dos argumentos usados pelo PSD tem sido o de que o Governo não deveria ter apresentado o novo pacote de medidas em Bruxelas antes de o discutir com os partidos e parceiros portugueses.

Hoje, o porta-voz da Comissão Europeia veio dizer que as medidas apresentadas em Bruxelas e debatidas amanhã no Parlamento são apenas "anúncios" e não "decisões já fechadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano