sexta-feira, 11 de março de 2011

Japão: Tsunami atinge costa japonesa depois de violento sismo

Tsunami atinge costa japonesa depois de violento sismo

O Japão foi abalado hoje por um violento sismo, de magnitude 8,9 na escala de Richter, que provocou um tsunami com ondas de cerca de dez metros que atingiu a costa costa nordeste

O violento sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter que hoje atingiu a costa nordeste do Japão provocou grande destruição, sobretudo por um tsunami, com ondas de cerca de dez metros de altura, que atingiu a costa nordeste do Japão, noticiaram as agências internacionais.


O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com a agência noticiosa japonesa Kyoto, o sismo abanou com violência muitos edifícios de Tóquio, levando os moradores a fugir para as ruas.

O telhado de um edifício desabou no centro de Tóquio onde cerca de 600 estudantes participavam numa cerimónia de entrega de diplomas, fazendo numerosos feridos, segundo os bombeiros e os media locais.

Também em Tóquio, a embaixada de Portugal está a tentar contactar os cerca de 500 portugueses registados no Japão, mas para já não há conhecimento de que tenham sido afetados, segundo disse à Lusa Paulo Chaves, conselheiro da embaixada.

Um despacho da AFP, que cita a agência noticiosa nipónica Kyodo, refere que os transportes aéreos e ferroviários foram suspensos em consequência do sismo. Foram também registados incêndios na capital nipónica na sequência dos sismos.

Nas imagens difundidas pela televisão NHK relativamente ao tsunami viam-se carros, camiões, residências e outros edfícios a serem destruídos na cidade de Onahama, na prefeitura de Fukushima.

O Centro de Tsunami do Pacífico no Hawai, Estados Unidos, anunciou que foi declarado um alerta de tsunami numa vasta região do Pacífico, que inclui o Japão, a Rússia e as ilhas Marianas. Foi também emitido um alerta de vigilância de tsunami para Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Hawai.

Centrais nucleares desactivadas

As centrais nucleares da costa do Pacífico nas prefeituras de Miyagi e Fukushima, Japão, foram automaticamente desativadas depois do forte sismo que abalou hoje o Japão, informou na agência de notícias Kyodo.

As centrais nucleares cuja produção foi desativada automaticamente foram as de Onagawa, na prefeitura de Miyagi e as primeira e segunda centrais de Fukushima.

A central de Kashiwazaki-Kariwa, na prefeitura de Niigata, na costa do Mar do Japão, manteve-se em funcionamento depois do sismo que assolou o país às 14:46 hora local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano