segunda-feira, 7 de março de 2011

Descobertos fungos que convertem formigas em zombies


Os esporos destes fungos alojam-se na cabeça das formigas onde se desenvolvem e dentro de uma semana, entram num estado semelhante a zombies.
Harry Evans e David Hughes, investigadores da Universidade da Pensilvânia, descobriram quatro novas espécies de fungos do género Ophiocordyceps, na Amazónia. As características destes organismos foram publicadas na revista 'PLoS ONE'.
Estes fungos apresentam uma característica singular na medida que infectam formigas, manipulam o seu comportamento, conduzindo-as para locais específicas para dispersão dos seus esporos e por fim, matam-nas.
Os autores do trabalho mostram que cada uma das quatro espécies está altamente especializada numa espécie de formigas e possui um conjunto de adaptações e diferentes esporos para assegurar a infecção.
As formigas ficam infectadas quando entram em contacto com os esporos libertados pelos fungos. Estes crescem dentro da cabeça da formiga, libertando os esporos para o ar que vão cair no solo ou sobre outras formigas, iniciando-se novo processo. Este estudo é um marco importante pois enfoca uma interacção biológica complexa e desconhecida.
Apesar de sabermos os efeitos nos ecossistemas da perda de biodiversidade, os investigadores desconheciam que parasitas como estes fungos, através de relações complexas com outros organismos, conseguem enfrentar a fragmentação do habitat.


Um comentário:

  1. caramba adoraria controlar um fungo desse em humanos... mas este seria transportado pela TV e programado para a infexão máxima e em escala global seria eleito como lider mundial e Deus \*0*/ -viajei feio nessa-.

    muito interessante isso.

    ResponderExcluir

Extensor peniano