segunda-feira, 27 de junho de 2011

Óbito: Salvador Caetano morre aos 85 anos

Salvador Caetano morre aos 85 anos
O fundador da Salvador Caetano, o empresário Salvador Fernandes Caetano, morreu hoje aos 85 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte oficial da empresa.

Segundo a Lusa apurou, o corpo vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia onde nasceu há 85 anos.

Salvador Caetano começou a trabalhar com onze anos, estabelecendo-se por conta própria aos dezoito, e com vinte anos criou a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda, uma fábrica de carroçarias, que seria o embrião de Toyota Caetano Portugal, SA, e do próprio grupo.

O empresário gaiense fechou o primeiro contrato de exportação de autocarros em 1967 para Inglaterra, que ainda hoje é um dos principais mercados da empresa.

Um ano depois, tornou-se representante exclusivo da Toyota em Portugal, construindo uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar, inaugurada em 1971.

A partir dessa data, o crescimento da empresa e a expansão dos negócios alargam-se a todo o país, e mais tarde ao estrangeiro, passando igualmente pela diversificação de produtos e actividades.

Ao comemorar os 50 anos de atividade - em 1996 - Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos setores de atividade.

Salvador Fernandes Caetano foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de Gaia e Ovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário