segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brasil: Endividamento da população alcança nível recorde

Rio de Janeiro
A dívida total das famílias brasileiras alcançou, em Abril deste ano, 40 por cento dos seus rendimentos anuais, revela um estudo da LCA Consultores, publicado hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo. O nível de endividamento registado é um recorde para o país.

Caso precisassem de cumprir o pagamento das suas dívidas as de uma vez, os brasileiros entregariam o equivalente a 4,8 meses de rendimento aos bancos e outras empresas do setor financeiro.

O cálculo da dívida total inclui as contas com empréstimos bancários e financiamentos de bens, incluindo imóveis e veículos.

Segundo a pesquisa, a dívida das famílias estava em 485 mil milhões de reais (214 mil milhões de euros) em Dezembro de 2009. Em Abril de 2010, o montante subiu para 524 mil milhões de reais (231 mil milhões de euros) e, em abril deste ano, chegou a 653 mil milhões de reais (288 mil milhões de euros).

Apesar do aumento do rendimento dos brasileiros no período, as dívidas tiveram um crescimento maior. Há um ano e meio, o endividamento era de 35 por cento do rendimento anual (4,2 meses de trabalho).

"Houve uma forte aceleração do endividamento", disse o economista Wermeson França, responsável pelo estudo da LCA Consultores.

O investigador atribui o fenómeno ao crescimento do país e ao aumento da oferta de crédito no ano passado.

Outro estudo, feito pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), também perspetiva um aumento do endividamento das famílias no Brasil.

Entre Janeiro e maio deste ano, 64 por cento das famílias que vivem nas 27 capitais brasileiras tinham dívidas, contra os 61 por cento no mesmo período de 2010. O valor médio da dívida aumentou 18 por cento no período.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano