sábado, 21 de abril de 2012

China esgotaria a produção mundial de petróleo se tivesse tantos carros como os EUA

Se a percentagem de veículos na China fosse igual à dos Estados Unidos o consumo chinês de petróleo excederia largamente toda a produção mundial, indica um estudo divulgado hoje no China Daily.

A China tornou-se em 2009 o maior mercado automóvel do mundo, mas o número de veículos, relativamente à população, é cerca de 14 vezes inferior ao dos Estados Unidos.

Pelas contas do jornal, em 2010, havia na China 58 veículos por mil habitantes, contra 840 nos Estados Unidos, 590 no Japão e 547 na Alemanha.

Na mesma altura, a procura de petróleo por parte da China rondava os 6 milhões de barris por dia.

Se a percentagem de veículos fosse igual à dos Estados Unidos, a procura chinesa nesse domínio chegaria aos 86,8 milhões de barris por dia, mais 12,8 milhões de barris do que a produção mundial em 2010.

Até há apenas vinte anos, a bicicleta era o único meio de transporte privado acessível à esmagadora maioria das famílias.

Só em Pequim, a capital do 'Reino das Bicicletas', havia cerca de 7,5 milhões, mais de uma por cada família.

Segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos, a China é também o país mais populoso, com cerca de 1.340 milhões de habitantes.

O Governo anunciou um reforço das leis antiterrorismo. Mas Hollande defendeu que a França já tem um sistema de protecção suficientemente musculado. O socialista prometeu ainda a retirada das tropas francesas do Afeganistão no final de 2012.

Fonte: Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano