A Alemanha e a França querem fechar as suas fronteiras dentro da União Europeia, propondo todavia que seja uma «suspensão temporária» do espaço Schengen e somente «durante a crise», escreve o El Mundo.
Os governos franceses e alemães querem encerrar as fronteiras, mas só «em casos em que algum dos países do espaço Schengen não consiga controlar o fluxo massivo de imigrantes» e falam especificamente das «fronteiras do Sul e do Leste» da União Europeia, escreve o jornal espanhol.
A vontade de ambos os países foi manifestada numa carta conjunta assinada pelos ministros do Interior francês, Claude Guéant, e alemão, Hans Peter Friedrich, e enviada à presidência da UE. Para estes Governos, a decisão de aplicar novos controlos fronteiriços deve caber a cada país e não à Comissão Europeuia, visto que a prevenção de ameaças à segurança e ordem públicas são do âmbito da «soberania nacional».
O plano franco-alemão exige que, numa primeira fase, a Comissão Europeia se encarregue de desenvolver sistemas de alerta para se detectar a tempo fluxos de imigrantes ilegais, assim como coordenar medidas de apoio ao país através do qual estes imigrantes estão a entrar. Mas se estas medidas não forem suficientes, os países devem poder restabelecer as suas fronteiras em períodos não superiores a 30 dias, defendem os franceses e alemães.
Fonte: SOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário