domingo, 22 de abril de 2012

"Frecking": EUA deve-se à extração de hidrocarburos

O aumento do número de terremotos na parte central dos EUA pode estar ligado, inclusive, com a intensificação da extração de petóleo e gás, declarou William Ellsworth, representante do Serviço Geológico dos EUA.

Trata-se do frecking, método de extração de hidrocarburos, quando uma mixtura de água, areia e substâncias químicas se injeta nos xistos. Os estudiosos não encontraram provas de ligação direta da ruptura das camadas de xistos com os terremotos da magnitude 3. Mas em certos casos a água injetada nos xistos tem provocado atividade sísmica nessa zona.

De acordo com um estudo do Serviço Geológico, em três décadas anteriores a 2000 na parte central dos EUA têm ocorrido cerca de 21 terremotos por ano. Em 2009, este índice subiu para 50, em 2010 para 87 e em 2011 para 134 terremotos. E foi exatamente na segunda metade da década de 2000 que nos EUA começou o boom na extração do gás xistoso.

Na União Européia, dois países já decretaram a proibição do frecking. A França foi a primeira, e a Bulgária, a segunda a aprovar tais restrições, em janeiro passado.

Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano