quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quer comprar um champanhe com dois séculos?

Quer comprar um champanhe com dois séculos?
Esquecido no fundo de um navio afundado no mar Báltico desde os anos 1840, um carregamento de champanhe bem conservado foi recuperado por mergulhadores suecos em 2010 e vai a leilão em junho.

As 162 garrafas repescadas foram abertas, o champanhe provado e voltadas a tapar para conservar o seu ligeiro borbulhar. Foi "uma emoção muito forte", recorda a historiadora da marca Veuve Clicquot, que tem váerias garrafas entre as encontradas.

Ao todo há 79 garrafas próprias para consumo. As outras, danificadas pela água do mar Báltico, mesmo pouco salgada, ficarão num museu, explicou à AFP Lina Dumas, encarregue do projecto para o Governo das ilhas Aaland, na Finlândia, às quais pertencem os destroços do navio e o seu conteúdo.

Até agora, apenas duas destas garrafas foram vendidas, em junho, num total de mais de 50 mil euros. No próximo dia 8 de junho, 11 outras irão a leilão, com uma base de licitação de dez mil euros cada. O leilão decorrerá nas ilhas Aaland e a receita reverterá a favor da protecção do ambiente e da arqueologia marinha.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano