Israel demonstrou mais uma vez a sua disponibilidade para lançar um ataque maciço contra instalações nucleares iranianas. A Força Aérea de Israel está preparada e pronta para atacar assim que a ordem for dada, informou uma emissora de TV israelense.
Um repórter da emissora de TV de Israel Canal 10 passou várias semanas entrevistando pilotos e outros militares em uma base aérea israelense. Milhares de pilotos acreditam numa campanha aérea de Israel em grande escala. A maioria dos entrevistados falou abertamente sobre “as preparações:”
“Dezenas de aviões” estão sendo preparados para realizar um ataque contra instalações nucleares iranianas, disse o jornalista Alon Ben-David. Isso inclui os jatos F-15 de combate, aviões de escolta e navios-tanque para reabastecer o esquadrão rumo ao seu alvo.
Aviões não tripulados também devem desempenhar um papel na futura operação.
Quando a ordem for dada, o ataque será “curto e profissional”, dizem os pilotos.
O ex-chefe do Mossad, Meir Dagan, advertiu anteriormente que, apesar de IAF ter a capacidade de desferir um golpe esmagador sobre as instalações nucleares iranianas e acabar com anos de pesquisa, um ataque deste tipo teria repercussões graves. Ele disse que uma tal operação provocaria uma guerra em Gaza e que, em retaliação, o Irã poderia lançar centenas de mísseis contra Israel.
Um grande problema da IAF terão de enfrentar são os sistemas anti-aéreos avançados de fabricação russa implantados em muitos países da região, incluindo Irã e Síria.
Israel acredita que um Irã nuclear equipada representaria uma ameaça existencial para ele.
Como resultado, Israel tem repetidamente reiterado as suas ameaças para lidar com a questão militar.
O ministro da Defesa Ehud Barak chegou a falar de um prazo de três meses para o Irã desistir de suas ambições nucleares, que termina em meados do verão.
O Irã insiste que seu programa nuclear é totalmente civil, e qualquer urânio enriquecido que produz é para fins médicos e de pesquisa. A República Islâmica declara que está pronto a fazer concessões sobre seu programa nuclear se o Ocidente tomar “medidas de confiança”. ”Estamos prontos para resolver todas as questões rapidamente e simplesmente,” disse o ministro das Relações Exteriores iraniano Ali Akbar Salehi disse em uma entrevista com a agência de notícias ISNA iraniano.
“Isso pode acelerar o processo de negociações, chegando a resultados”, Salehi disse, “se houver boa vontade.” O Irã está em quatro conjuntos de sanções da ONU sobre seu programa nuclear.
As negociações nucleares entre Irã e seis potências mundiais foram retomadas em 14 de abril. A última reunião na Turquia foi descrito como geralmente bem sucedida pela maioria dos participantes, e a próxima rodada está prevista para 23 de maio em Bagdá. Muitos consideram essas negociações como a última chance para uma solução pacífica.
Fonte: Russia Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário