Depois da descida do rating soberano de Espanha no final da semana passada, a Standard&Poor’s (S&P) baixou agora a notação financeira de onze bancos espanhóis e colocou cinco entidades sob revisão.
Os bancos são: Santander (em conjunto com as suas filiais Santander Consumer Finance e Totta), BBVA, Banesto, Ibercaja, KutxaBank, Banca Cívica, Bankinter, Sabadell, Barclays España e a Confederación española de cajas de ahorros (CECA). Outras cinco entidades viram a sua nota a ser colocada em perspectiva e a decisão final vai ser conhecida no final de Maio: CaixaBank, La Caixa, Bankia, BFA, Banco Popular, de acordo com o Cinco Días.
Na sexta-feira, a agência tinha passado a nota do país de ‘A’ para ‘BBB+’ com uma perspectiva negativa, devido ao volume de dívida do país e à contracção económica. “O sistema bancário espanhol aumentou consideravelmente a sua dependência das fontes de financiamento oficial até um nível consideravelmente maior do que tínhamos antecipado em Janeiro”, explicava a S&P.
A descida da nota de Espanha está relacionada com a decisão tomada hoje, segundo um comunicado da Standard&Poor’s: “Os motivos para a degradação da divída soberana espanhola está também por detrás da descida das notas dos bancos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário