A proibição de fumar deve estender-se às áreas circundantes de bares, restaurantes, cafés e discotecas, indica o maior estudo realizado em Portugal sobre o impacto da lei do tabaco no setor da restauração e similares.
De acordo com o jornal Público, uma investigação coordenada pela Faculdade de Medicina de Lisboa e financiada pela Direção Geral de Saúde apontou para a necessidade de tornar a legislação do tabaco ainda mais restritiva, acabando com as exceções.
Para Fátima Reis, a coordenadora da equipa de investigação citada pelo Público, o simples facto de alguém fumar do lado de fora de um bar, café, restaurante ou discoteca, aumenta o nível de exposição ao fumo de quem está no interior.
Ainda não é possível verificar todos os dados do estudo, que ainda não foi publicado, no entanto, Fátima Reis adiantou ao Público alguns números. Através da investigação concluiu-se que, no momento da visita aos locais livres de fumo, em 26% dos casos havia pessoas a fumar a cerca de um metro de distância da porta e foi observada entrada de fumo no estabelecimento.
O estudo foi feito com base numa amostra de 806 estabelecimentos dos concelhos onde se localizam as capitais de distrito do continente e onde foi possível concluir que em mais de um quarto daqueles lugares (26,2%) ainda é possível fumar. É também precisamente nesses locais que se verifica o maior incumprimento da lei.
Dos estabelecimentos cujos proprietários optaram pela permissão de fumo ou pela criação de zonas para fumadores, destacam-se as discotecas, bares e pubs (com 70%), seguidos de cafés e pastelarias (30%) e, por fim, restaurantes (15%)
A investigação concluiu ainda que só em 40% dos espaços com zonas de fumo existe algum tipo de ventilação em funcionamento, em 25% dos mesmos espaços havia pessoas a fumar fora da área delimitada e em mais de 30% cheirava a tabaco em todo o estabelecimento.
Fonte: Sapo.pt
olá amigo,
ResponderExcluirconcordo integralmente. sendo uma pessoa que ja passou por muito em relaçao ao fumo. desde asma e outros problemas respiratorios. é verdade que mesmo o fumo passivo, e as vezes basta as pessoas estarem a fumar ao lado com uma porta aberta, é o suficiente para que as tosses apareçam, é importante nao esquecer que o fumo do tabaco é o principal responsável por isso.
De qualquer forma eu estive de férias na africa do sul, e a lei em vigor é muito semelhante à nossa, lá encontrei uma discoteca bastante agradável, muito conhecida, e quem queria fumar ia até uma parte exterior, tipo varanda, apenas separado por uma porta. Apesar de como sabemos em Portugal fuma-se demasiado, comparando com outros paises, digo isto, por experiencia propria. Será que me podem dizer algum local que se possa sair à noite, em que se fume (integralmente) numa zona exterior?? mesmo separada fisicamente, e nao por áreas, o que é ridiculo, pois o fumo como se sabe difunde-se.. de modo a que me seja possivel permanecer lá por um periodo consideravel, acho que tb tenho direito.
se sim, digam qualquer coisa para tiagoguedes@live.com.pt