Uma coisa é tornar um objeto invisível, como faz a capa da invisibilidade do Harry Potter. Mas os cientistas conseguiram tornar um evento inteiro impossível de ser visto. Eles inventaram um modo de mascarar o tempo.
Pense nisso como um roubo de uma obra de arte que acontece antes que os seus olhos ou câmeras consigam captar. Você não vê o ladrão andando pelo museu, levando a pintura, mas ele fez isso. Não é apenas a pessoa que está invisível, a cena toda está.
O que os cientistas fizeram está em um escala muito menor do que esse exemplo, tanto em termos de evento quanto tempo. Aconteceu tão rápido quanto um piscar de olhos. O disfarce de tempo durou uma fração de segundos eles fizeram um evento por 40 trilhões de segundo.
Nós enxergamos a partir da luz que chega a nossos olhos, e geralmente é um fluxo constante de luz. Na nova pesquisa, entretanto, os cientistas conseguiram interromper o fluxo por um instante.
Outra capa da invisibilidade, que está na moda no mundo científico, afasta os raios da luz da forma tridimensional comum. No novo estudo, entretanto, o grupo alterou não o movimento da luz, mas a velocidade, mudando a dimensão do tempo, e não do espaço.
Eles brincaram com a velocidade dos raios de um modo que, para câmeras ou lasers de segurança, um roubo de uma obra de arte não estaria acontecendo.
Outra forma de pensar é que os cientistas editam ou apagam uma fração de segundo da história. Se você está assistindo um filme com uma cena inserida, você não enxerga. Está lá no filme, mas não é algo que você vê.
“Você cria um buraco no tempo onde algo está acontecendo”, afirma um dos pesquisadores, Alexander Gaeta. “Você não sabe que algo aconteceu”.
Tudo está acontecendo em raios de luz muito rápidos para o olho humano captar. Usando fibras óticas, o buraco no tempo é criado com a luz se movendo dentro de uma fibra muito mais fina do que um fio de cabelo humano. Os cientistas tiram esse raio do campo, e com os outros, criam uma lente que quebra a luz em duas velocidades diferentes, criando o efeito de invisibilidade por estar muito rápido ou muito lento. O trabalho inteiro é uma bagunça de fibras em uma mesa, parecendo uma macarronada.
É a primeira vez que cientistas conseguem esconder um evento no tempo, um conceito teorizado, mas nunca realizado. “É significante porque abre um novo campo de ideias envolvendo a invisibilidade”, afirma Martin McCall, cientista autor da teoria.
“Mas isso não é tempo suficiente para andar por Hogwarts”, afirma o físico Michio Kaku, que não participou do estudo. “O próximo passo é aumentar o intervalo de tempo, talvez para um milionésimo de segundo. Então vemos que temos um longo caminho para realmente atingirmos a invisibilidade da ficção científica”.
Gaeta pensa ser possível mascarar o tempo em um milionésimo ou até um milésimo de segundo. Mas McCall afirma que a matemática exigiria uma máquina muito grande para isso, quase 30 mil quilômetros para fazer o disfarce durar um segundo.
“Você precisa começar de algum ponto e isso é uma prova de conceito”, afirma Gaeta.
Ainda assim, existem aplicações práticas. Esse é um modo de adicionar um pacote de informações para arquivos de alta velocidade sem interromper o fluxo. Mas pode não ser uma boa coisa se usado para vírus de computador.
Podem existir bons usos dessa tecnologia, mas, de acordo com Gaeta, “por alguma razão as pessoas estão mais interessadas nas aplicações ilícitas”.
Fonte: MSN
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário