sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Recapturado autor do disparo do 'very-light' que matou adepto sportinguista

O condenado autor do disparo do 'very-light' que, em 1996, matou um adepto e que estava fugido à Justiça foi hoje recapturado, na área de Sintra, disse fonte oficial da PSP.

Hugo Inácio foi considerado o autor do disparo do 'very-light', que, na final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, a 18 de Maio de 1996, causou a morte ao sportinguista Rui Mendes, de 36 anos.

Um mês e meio depois, Hugo Inácio - que era elemento da claque 'No Name Boys', actualmente não reconhecida oficialmente pelo Benfica - foi detido e levado a julgamento, sob a acusação de homicídio, detenção e uso de substâncias explosivas e utilização de documento de identificação alheio.

Em Março do mesmo ano, foi condenado a quatro anos de prisão por negligência grosseira. A acusação pedia condenação por homicídio simples com dolo eventual. O Ministério Público recorreu e o julgamento foi repetido em Janeiro de 1998, não tendo sido alterada a sentença.

Na ocasião, o tribunal procedeu a um cúmulo jurídico com outra pena que Hugo Inácio cumpria por tráfico de droga, elevando a condenação para cinco anos.

Preso no Linhó, em Sintra, Hugo Inácio aproveitou uma visita precária para escapar da prisão, em meados de 2000. Encontrava-se a monte desde então. Hoje, foi recapturado «na área de intervenção da PSP, em Sintra», adiantou a fonte oficial da Polícia de Segurança Pública.

Em comunicado emitido posteriormente, a PSP precisa que hoje,«pelas 14:00, o Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão Policial de Sintra, deu cumprimento a um mandado de detenção visando um homem de 37 anos de idade que se encontrava evadido do Estabelecimento Prisional do Linhó, onde cumpria a pena de 5 anos de prisão pelo crime de homicídio por negligência».

Segundo o mesmo comunicado, o recapturado «encontra-se conectado ao grupo organizado de adeptos benfiquista No Name Boys e foi o autor do lançamento do engenho pirotécnico que motivou a morte de um adepto sportinguista na Final da Taça de Portugal de 1996, que opôs o Sporting Clube de Portugal ao Sport Lisboa e Benfica, facto pelo qual cumpria pena».

Acrescenta ainda a polícia que «o detido encontrava-se evadido desde 20 de Março de 2000, quando ainda lhe restavam 15 meses e 6 dias de cumprimento de pena efectiva, tendo sido interceptado na Rua Mário de Sá Carneiro, Tapada das Mercês, concelho de Sintra» e «conduzido ao Estabelecimento Prisional do Linhó».

Fonte: Lusa/ Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano