quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Família de Renato Seabra pede ajuda a Oprah Winfrey

O modelo está preso em Nova Iorque

A carta publicada no Facebook do tio de Renato é um apelo à ajuda e solidariedade da apresentadora norte-americana.

A família de Renato Seabra já escreveu uma carta dirigida à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, para que esta reflicta sobre o jovem de 21 anos no seu programa e dê apoio e visibilidade à sua causa.

O texto, escrito por Filomena Veloso, amiga da família Seabra, e publicado ontem na página do Facebook do tio de Renato, Heleno Pereirinha, apela à solidariedade daquela que é a mulher mais influente dos EUA.

Entretanto, a mãe de Renato Seabra, Odília Pereirinha, já está em Nova Iorque, a morar perto de Newark. A enfermeira pretende viver definitivamente nos EUA para poder, assim, acompanhar de perto o desenvolvimento do processo judicial que envolve o seu filho. A próxima audiência de Renato está marcada para 4 de Março.

Esta é a carta enviada a Oprah, na íntegra:

"História de vida

Quantos de nós já sonhámos com uma vida melhor?

Querida Oprah,

As mães de Portugal, a família e os anónimos, enfim, uma tão grande comunidade tão unida numa CAUSA, o que podemos fazer para ajudar uma mãe, um filho, que por razões ainda por apurar se encontram separados, na altura em que mais precisam um do outro. Esta é a história de um menino que voou atrás de um sonho, foi-lhe prometido um sem número de projectos, inclusive quem prometeu até prometeu que iria ser o pai que ele não tinha tido. Promessas vãs, mas para um menino do interior, pacato, tímido no fundo, pouco habituado ao mundo deslumbrante que lhe apresentavam, acreditou e voou com a anuência da mãe companheira de todos os bons e maus momentos, também esta envolvida nas expectativas do que este pseudo empresário da moda lhe transmitiu, assumindo toda a responsabilidade pela guarda deste filho.

Tudo parecia correr bem, até aquele dia fatídico. A mãe recebe um telefonema muito estranho em que o filho lhe pede ajuda. Qual mãe aflita, tenta de diversas formas contactar o pseudo empresário. Talvez nunca se saiba ao certo o que se passou naquele quarto, mas Portugal sabe quem era o Carlos Castro, não era flor que se cheirasse. Pena foi que esta mãe e este filho não se tenham inteirado bem da personalidade deste pseudo empresário. Deste menino comprova-se por tudo e por todos que com ele privavam, É UM MENINO DE OURO.

Só os médicos saberão os tormentos que este menino estará a passar. A família, essa, está completamente devastada, e nós, Portugal, incrédulos, revoltados, desolados pela falta de apoio a esta MÃE, a esta FAMÍLIA e a este miúdo que é RENATO SEABRA. Onde estão os valores morais? Onde estão os direitos humanos? No fundo, onde estão os valores tão apregoados e de mão cheia que nos são prometidos mas que nunca chegamos a alcançar?

Quantos de nós já errámos? Esta missiva é um apelo, é um pedido, é um por favor. Apesar de tudo o que eventualmente possa ter acontecido, e penso que só Deus saberá ao certo, esta MÃE tem o direito de estar junto do seu filho, este filho tem o direito, apesar de se encontrar detido, de ter a sua mãe para o confortar, para o acarinhar nestas horas tão difíceis. Este miúdo precisa de ajuda, tem 20 anos não sabe o que o espera, mas provavelmente com o conforto e com as palavras da sua família, seriam momentos menos tenebrosos.

O futuro a Deus pertence, mas temos uma certeza: este rapaz não tem estrutura para enfrentar isto sozinho, num país que não é o seu, uma língua que não é a sua. Enfiam um sem número de razões que nos levam a pedir e a clamar por solidariedade para com esta MÃE que o que mais quer é estar junto do seu filho, este filho que todos os dias diz:

MÃE PRECISO TANTO DE TI.

Qual mãe, qual pai, qual ser humano pode ficar indiferente a este caso?

Pelos seus valores e pelos valores humanos que nos transmite, quer através dos seus programas quer através dos seus documentários, seja em jornais seja em revistas, QUERIDA OPRAH, apenas lhe pedimos que por breves instantes que seja, pense como será estar no lugar desta MÃE. Estamos a condená-la a uma pena para a qual não merece. Ao RENATO, será mais uma pena que poderá ter de cumprir.

AJUDE POR AMOR DE DEUS"

2 comentários:

  1. Bom dia

    Como enfermeira gostaria de apresentar a minha solidariedade a mãe de Renato.
    Sugiro que cada enfermeiro ofereça uma quantia mínima, sendo a maior classe profissional do pais a quantia daria para contribuiria para a defesa do Renato.

    ResponderExcluir
  2. boa noite
    eu estou também solidária com esta familia e gostaria de saber se posso contribuir de alguma forma para ajudar a custear a defesa do Renato

    ResponderExcluir

Extensor peniano