O Azerbaijão não permitirá que seu território seja utilizado numa agressão ao Irão, declarou hoje o porta-voz da administração do presidente daquele país. Idêntica declaração fora anteriormente proferida pelo ministro da Defesa do Azerbaijão.
Porém, segundo a revista Foreign Policy, há forte probabilidade de existência de um entendimento secreto entre o Azerbaijão e Israel em matéria de segurança, o que reforça as probabilidades de um ataque de Israel ao Irão.
Segundo as informações a que alegadamente a mídia teve acesso, o Azerbaijão teria autorizado Israel a utilizar, em caso de emergência, quatro pistas de aterrissagem herdadas do tempo da União Soviética e atualmente abandonadas.
O acesso aos aeródromos do Azerbaijão resolveria o problema de reabastecimento dos aviões israelenses durante o voo para o Irão, o que poderia ser um fator decisivo no planejamento do ataque.
“Trata-se de uma especulação que nada tem a ver com a realidade, porque a evolução das relações entre o Azerbaijão e o Irão assenta nos princípios de boa vizinhança e de amizade”, referiu o porta-voz da administração do Presidente do Azerbaijão.
Fonte: Voz da Rússia
Fonte: Voz da Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário