A Grécia ameaça não pagar aos credores privados que não aceitem o plano de reestruturação de 206 mil milhões de dívida grega.
A agência que gere a dívida pública grega revelou num comunicado citado pelo Financial Times que Atenas "não vai contemplar fundos para fazer face aos pagamentos aos credores do sector privado que se negarem a participar" no processo de reestruturação da dívida grega, no valor de 206 mil milhões de euros, que está em avaliação esta semana.
A ameaça é dirigida sobretudo a 14% dos investidores que detêm títulos de dívida gregos emitidos sob a lei internacional. Os outros 86%, que possuem obrigações abrangidas pelo direito grego, foram avisados de que a Grécia poderia incluir cláusulas de acção colectiva para vincular um acordo em torno do programa de troca de dívida.
O Financial Times refere que um cenário de incumprimento desta parcela de dívida grega, de 206 mil milhões de euros, iria desencadear a activação dos CDS (credit-defaults swaps), uma espécie de seguro contra o eventual incumprimento de um Estado ou empresa, tornando-se a Grécia no primeiro país ocidental a enfrentar uma situação de 'default' em mais de 60 anos.
Os investidores privados têm até esta quinta-feira para decidir se aceitam ou não a perda de cerca de 53% do valor facial dos títulos de dívida em questão.
Fonte: Jornal Económico
Fonte: Jornal Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário