terça-feira, 20 de março de 2012

Caso Freeport: Advogado confirma que Sócrates exigiu 500 mil contos


Augusto Ferreira do Amaral, advogado da empresa que vendeu o terreno da fábrica de pneus Firestone aos ingleses do Freeport confirmou esta terça-feira em tribunal ter tido uma conversa com o arguido Manuel Pedro onde este lhe confidenciou que o então ministro do ambiente, José Sócrates, exigiu o pagamento de 500 mil contos (2,5 milhões de euros) para aprovar o licenciamento do projecto.

"Em Janeiro de 2002, ele [Manuel Pedro] veio ao meu escritório e contou-me que tinha havido uma exigência por parte das autoridades portuguesas de uma entrega de dinheiro pelo Freeport. Ele estava escandalizado porque era uma quantia muito grande", explicou o advogado. 

O também irmão do ex-ministro das Obras Públicas confirmou que seriam "500 mil contos". Segundo ele, foi questionando Manuel Pedro sobre quem era o destinatário do dinheiro. 

"Perguntei-lhe se era para o director-geral, e ele dizia upa, upa. E eu disse-lhe então é para o secretário de Estado, e ele disse não, upa, upa." À juíza, Ferreira do Amaral diz lembrar-se perfeitamente "de ele ter dito José Sócrates".

Augusto Ferreira do Amaral, além de advogado, é amigo de Manuel Pedro há mais de duas décadas.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano