sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Investigação: Máfia italiana terá falsificado seis biliões de dívida dos EUA

Alegados títulos de dívida falsos, no montante de quase metade da dívida pública dos EUA, foram encontrados em cofres, na Suíça.

Os procuradores italianos que investigam a máfia do país revelaram ter encontrado um montante recorde de seis biliões de dólares em títulos de dívida norte-americana alegadamente falsificados, o equivalente a quase metade da dívida pública dos EUA.

Os títulos foram encontrados em compartimentos escondidos em três cofres em Zurique, na Suíça, revelaram os procuradores da cidade de Potenza, em comunicado. Seis pessoas ligadas à investigação "Operação Vulcânica" já foram presas.

A embaixada norte-americana em Roma já examinou os títulos datados de 1934, com o valor nominal de mil milhões de dólares cada.

Os procuradores italianos investigaram os indícios de fraude através de dois cheques emitidos pela HSBC, em Londres, no valor de 205 mil libras, sem cobertura. De acordo com as conversas telefónicas monitorizadas pela polícia, os indivíduos ligados ao esquema de falsificação de títulos de dívida norte-americana planeavam comprar plutónio nigeriano.

Segundo o comunicado, esta fraude financeira colocou "graves ameaças" à estabilidade financeira internacional. Contactado pela Bloomberg, o porta-voz do HSBC em Londres recusou a comentar o caso.

Já em 2009 haviam sido apreendidos títulos norte-americanos falsos, no valor de 116 mil milhões de dólares (em Agosto de 2009) e 134 mil milhões de dólares (em Junho).

Os serviços secretos norte-americanos detectam em média cerca de 100 casos por ano relacionados com obrigações e outros instrumentos falsos.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano